Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 31/03/23 às 15:2816ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda aprova proposições para evento estadual
Conferência terminou nesta sexta-feira (31)
A 16ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda chegou ao fim nesta sexta-feira (31), após três dias de evento. O encontro debateu o Sistema Único de Saúde (SUS) para a população olindense, no Centro Universitário AESO Barros Melo (Uniaeso), em Jardim Brasil II. O tema foi “Olinda na vanguarda e firme na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia, amanhã vai ser outro dia”.
O evento é realizado em três etapas. A 1ª foi no dia 17 de março, voltada ao segmento dos Trabalhadores do SUS, sendo eleitos 30 delegados. A 2ª ocorreu dia 18 de março, pelo segmento Usuários do SUS, quando foram eleitos 60 delegados para a 3ª etapa.
“Desde 2015 que a gente vive momentos que, do ponto de vista da epidemiologia, mudou o nosso olhar para a população. Iniciamos com a microcefalia, depois um período de covid e convivendo com as doenças da modernidade, doenças do atraso, doenças da fome, da violência contra a mulher e contra a mulher negra que é também um problema de saúde coletiva”, disse Ana Callou, secretária de Saúde de Olinda.
“Os desafios são enormes e discutimos aqui o direito à vida, ao acesso à educação, ao trabalho, à renda, ao meio ambiente, com a democracia. Esse é o direito à saúde”, acrescentou Ana Callou.
Os delegados eleitos nas pré-Conferências abordaram discussões destinadas ao SUS e seu controle social. O momento serviu para debater a situação de saúde do município, aprovar as proposições e eleições de delegados a serem enviados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.