Publicado por: Secom, em: 16/04/19 às 16:445.ª Edição da Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa acontece em Olinda
Evento debateu propostas para formatação de políticas públicas voltadas ao segment
Texto: Suzyanne Freitas
Ouvir, conversar, interagir. E o principal: trabalhar a cidadania e aprimorar iniciativas para o segmento dos idosos. Com esse foco, a cidade de Olinda promoveu nesta terça-feira (16.04) a 5.ª Edição da Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Social, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda (COMDIO). A programação reuniu dezenas de pessoas para debater a temática, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude, no bairro do Varadouro,
Este ano, a conferência terá como tema: “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, que abrange diversos eixos de garantia aos direitos civis existentes na sociedade.
“Temos um cuidado especial com as políticas públicas voltadas aos idosos. Só em Olinda há um contingente muito grande do pessoal da terceira idade que antes não recebia a devida atenção. Mas, desde o início do governo do Professor Lupércio, a nossa equipe vem trabalhando o resgate da autoestima, reforçando o COMDIO, além de incentivar as questões de natureza lúdica e natural, proporcionando condições de uma vida mais duradoura ao segmento neste Século XXl”, expressou o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Odin Neves.
A idosa Joana Mendonça, de 63 anos, estava satisfeita de poder ainda em vida participar de um evento tão significativo e importante para a atual geração. “Sinto-me alegre por sermos tão acolhidos de uma forma que sabemos que é direito nosso. Agradeço demais por tudo”, disse.
Na ocasião, participaram mais de 100 idosos oriundos de todas as dez Regiões Político-Administrativas (RPAs) do município. As conferências fazem parte da participação social e são convocadas pelo poder público com o objetivo de realizar uma escuta próxima da população para colaboração na criação das atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou políticas públicas.
“Trocar experiências é o foco, despertar o idoso para seus direitos é o nosso dever. Satisfação é pouco. Agradeço a todas as equipes da secretaria e do COMDIO por juntos proporcionarmos esse grande evento”, falou a secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Verônica Brayner.