Notícias

Educação de Olinda implanta o programa ‘Educar pra Valer’

A parceria foi firmada durante viagem a cidade do Crato, no Ceará

Publicado por: Secom, em: 08/02/19 às 13:59

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou, na tarde desta quinta-feira (7), um acordo de cooperação técnica com a Associação Bem Comum. A parceria foi firmada durante viagem a cidade do Crato, no Ceará, voltada para a troca de experiências e práticas exitosas na educação. A medida tem como finalidade a implantação do programa “Educar pra Valer”, apoiado pela Fundação Lemann. Com a implantação em Olinda, haverá formação continuada para os professores, gestores escolares e técnicos, tendo como objetivo principal a universalização da alfabetização das crianças até os sete anos de idade, bem como a elevação dos indicadores da rede de ensino.

O programa é pautado na experiência vivenciada no município cearense, tendo apresentado o melhor resultado em educação do Brasil. A comitiva de Olinda participa da segunda edição do Seminário Educar pra Valer, que se estende até esta sexta-feira (8), e conta com a participação de prefeitos e lideranças da educação oriundas de diversos municípios brasileiros. O gestor municipal está acompanhado do secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto; o secretário-executivo de Esportes, Chiquinho; a secretária-executiva de Programas e Políticas Educacionais Edilene Soares; e a secretária-executiva de gestão, Lívia Álvaro.

Durante os dois dias do seminário, os participantes integrarão uma vasta programação, incluindo palestras com a presença de Cid Gomes (ex-ministro da Educação), Izolda Cela (vice-governadora do Ceará e ex-secretária de Educação de Sobral), entre outros convidados. A iniciativa se baseia em práticas e experiências que deram certo na cidade de Sobral, município do interior do Ceará que é referência na educação pública, sendo portadora do melhor do Ideb do país. O qualitativo (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostra que 77 das 100 melhores escolas públicas de ensino fundamental do país estão sediados no estado.

Programa em Olinda

O programa Educar pra Valer terá duração de quatro anos. A partir do próximo mês de março, a estratégia vai realizar formação continuada para diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além da equipe de assistentes técnico-pedagógicos. A capacitação abordará avaliação e monitoramento da aprendizagem. A escolha por Olinda se deu pela capacidade de crescimento que a Rede Municipal vem demonstrando, revelados por estudos realizados com dados dos últimos resultados do Ideb. O registro aponta crescimento de 4,0 para 4,5 pontos.

Pular para o conteúdo