Notícias

Estudantes disputam concurso de redação da troça Cariri Olindense

Oito escolas de Olinda estão no páreo

Publicado por: Secom, em: 11/10/19 às 12:04

Por Patricia Viviane

A troça carnavalesca Cariri Olindense realiza. nesta sexta-feira (18.10), às 14h, a premiação dos vencedores do II Concurso de Redação – “Memória Infantil no Frevo”. A iniciativa teve como tema “O que você e sua família acham mais bonito no carnaval de Pernambuco”.  Este ano, foram avaliadas 464 redações de estudantes do 5º ao 7º ano de Olinda e Recife, 112 redações a mais comparada ao ano passado.

O II Concurso de Redação – “Memória Infantil no Frevo”, conta com 17 escolas da Rede Municipal de Ensino de Olinda participantes. Ao todo, oito redações de estudantes das escolas municipais foram selecionados pela Comissão Julgadora que escolherá quatro vencedores.  A Escola Prof. Hélio Maia, no Bultrins,  está no páreo com o maior numero de participantes na final.

A cerimônia de premiação contará com a participação da orquestra de frevo Paranampuká, na própria sede da troça carnavalesca, localizada na Rua Cândida Luísa, no bairro de Guadalupe, Olinda. O concurso também faz alusão ao mês da criança e conta com  apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude de Olinda.

Premiação| 1º Lugar: Um celular no valor de R% 500,00 + uma apresentação do Cariri Olindense na escola na semana da Criança.  – Cariri Olindense; 2º Lugar: 1 bicicleta  – Elefante de Olinda / Bloco Cordas e Retalhos; 3º Lugar: 1 Tablet  –  SODECA / Guaiamum de Olinda; 4º Lugar: 1 Tablet – Confraria do Cariri.

Cariri Olindense – Fundada em 15 de fevereiro de 1921, a troça centenária é a mais antiga do Carnaval de Olinda.  A instituição surgiu em homenagem a um velho mascate, que vivia no Sertão do Cariri, e vendia ervas medicinais no Recife, representado como um velho com longas barbas ruivas e chapéu de couro. Desde então, o Velho do Cariri, símbolo do bloco, desfila montado em um jumento subindo e descendo as ladeiras abrindo o Carnaval olindense.

Pular para o conteúdo