Notícias

Olinda celebra Dia da Educação com conquistas para os estudantes e valorização dos profissionais

Nos últimos seis anos, município adotou novas práticas de aprendizado, refletindo em mudanças dentro e fora das salas de aula

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 27/04/23 às 14:59

A conquista do saber é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano e a construção de valores na vida em sociedade. Nesta sexta-feira (28), data em que é celebrado o Dia Internacional da Educação, Olinda ressalta os avanços, conquistas e desafios deste importante segmento. Um ensino humanizado, focado na qualidade; reestruturação das escolas; a valorização dos profissionais; e o acolhimento da comunidade, são apenas alguns dos tópicos da lista que assinala as transformações executadas na cidade. Nos últimos seis anos, um novo caminho foi firmado, sendo capaz de estabelecer novas práticas de aprendizado e refletir em mudanças dentro e fora das salas de aula.

Uma educação de cara nova é perceptível por pais, professores e alunos, a exemplo das seis Escolas de Tempo Integral que foram implantadas no município, em bairros como Peixinhos, Monte, Rio Doce, Bultrins e Amaro Branco. De segunda a sexta-feira, cerca de duas mil crianças e adolescentes têm a oportunidade de ampliar o conhecimento. Mais unidades estão prestes a entrar em operação. O olhar de acolhimento e empatia chega a quem mais precisa, com a ampliação da iniciativa batizada de Bolinha de Pelo, um inovador projeto de intervenção assistida com cães doutores. O objetivo é de estimular as capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais dos estudantes com deficiência.

Em Olinda, o trabalho vai além da lousa, caneta ou papel. A cidade oferta espaços físicos como o Núcleo Infantil de Integração, que disponibiliza terapias nas áreas de natação, judô, karatê, fisioterapia, fonoaudiologia, psicomotricidade e nutrição, beneficiando meninos e meninas, com idades entre dois e sete anos. São estratégias que se alinham aos eixos da Organização das Nações Unidas (ONU), que ressaltam a importância do combate às disparidades, desigualdades sociais e a promoção da inclusão. É assim, também, com as ações empreendidas pelo Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP), presente em toda a Rede Municipal. O balanço já assinala centenas de atendimentos, estreitando os laços entre as famílias e erradicando o que antes era visto apenas como limitações.

Celebrar o Dia Internacional da Educação também é reconhecer a importância de quem está na base principal deste elo, o educador, com medidas de valorização e capacitação. A Prefeitura de Olinda, que tem um professor à frente de sua gestão, firmou o reajuste salarial da categoria em 15%, um percentual acima do estabelecido nacionalmente. Também é possível elencar a ampliação na gratificação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos, além da progressão salarial por tempo de serviço. Recentemente, o ciclo de melhorias também promoveu a realização de concurso público para o provimento de vagas. “Assumimos o compromisso de escrever uma nova história em Olinda, entendendo que a educação não representa gastos, mas sim investimentos prioritários, capazes de impulsionar sonhos e transformar vidas”, destaca o prefeito, Lupércio.

Os resultados já são notórios. A Marim dos Caetés assinalou a elevação dos indicadores educacionais de aprendizagem, no ciclo da alfabetização, com 84% alçados ao nível adequado. Já no 5º ano do Ensino Fundamental, este progresso ergueu 56% dos estudantes para o nível satisfatório, conforme atestam os dados mais recentes do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). É nesta terra do frevo e da alegria, onde as crianças são orientadas por meio de uma cartilha antirracista, compreendendo que a escola também é espaço prioritário para encabeçar lutas, combatendo toda forma de preconceito. No mesmo passo, a cidade também foi pioneira na distribuição de absorventes íntimos, para mais de 8 mil garotas matriculadas, dos 9 aos 16 anos, evitando a evasão e traumas gerados pela falta de recursos no período menstrual.

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino também comemoram os bons resultados nas mais concorridas instituições de ensino técnico de Pernambuco. O balanço positivo é assinalado no expressivo número de alunos, oriundos do 9º Ano do Ensino Fundamental, que foram aprovados no Instituto Federal (IFPE) e na Escola Técnica Estadual (ETE). Tal cenário, é fruto de uma soma de esforços, aliando requalificação de unidades, capacitação continuada de profissionais e, com destaque, para o projeto Reconecta Saberes, que possibilita a preparação dos educandos para vestibulares e seleções. As aulas contam com um reforço especial e a aplicação de simulados nas consideradas disciplinas-chaves, como Português e Matemática.

Olinda dispõe de 72 escolas, incluindo 16 creches climatizadas. O corpo estudantil registra, aproximadamente, 26 mil alunos e cerca de 1,8 mil professores. Dentre as ações, mais de 3 mil cidadãos já foram beneficiados com cursos gratuitos de idiomas e informática no Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas (NTECI) e cerca de 2,2 mil pessoas capacitadas pelo Qualifica Jovem.

♠ Saiba mais:

⇒ Educação de Olinda divulga reajuste de 15% aos professores
⇒ Professores de Olinda recebem progressão salarial por tempo de serviço
⇒ Estudantes de escola integral de Olinda recebem Cartilha Antirracista
⇒ Educação de Olinda avalia resultados do IDEB, SAEPE e SAEV
⇒ Olinda recomeça a distribuição de absorventes para alunas da rede municipal
⇒ Prefeitura de Olinda entrega creche requalificada em Santa Teresa
⇒ Escola Izaulina de Castro e Silva em Ouro Preto é entregue à comunidade requalificada
⇒ Escola Marcolino Botelho é entregue aos alunos com muita festa
⇒ Educação de Olinda inaugura escola municipal no Varadouro
⇒ Em Olinda, comunidade de Peixinhos passa a contar com unidade escolar requalificada
⇒ Olinda inaugura Escola Municipal de Tempo Integral Monte Castelo
⇒ Olinda inaugura Creche Escolar Bartolomeu Aroucha
⇒ Moradores de Rio Doce contarão com nova unidade de ensino
⇒ Em Olinda, concurso público para professores divulga resultados em abril
⇒ Olinda abre matrícula para cursos de idioma e informática
⇒ Em Olinda, estudantes da Rede Municipal de Ensino comemoram expressiva aprovação nas escolas técnicas federal e estadual
⇒ Experiência de programa de educação de Olinda é destaque no Ceará
⇒ Em Olinda, cães participam da seleção do projeto Bolinha de Pelo para atuação nas escolas municipais

Pular para o conteúdo