Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 11/05/23 às 15:23Primeiro ano do NIDI é marcado por garantia de direitos em Olinda
Evento aconteceu nesta quinta-feira (11)
Um espaço lúdico que une ações de saúde e terapias, o Núcleo Infantil de Integração (NIDI), da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, celebra seu primeiro ano de funcionamento. A data foi marcada com uma festividade para as famílias e as crianças autistas do município na manhã desta quinta-feira (11), quando a Vila Olímpica recebeu ações de saúde, bem estar e cidadania para lembrar a data.
A festa foi marcada por atividades não só para crianças, mas também para os familiares. Quem compareceu ao evento também pôde usufruir ser atendido no odontomóvel, além de orientação nutricional e terapias integrativa, como ventosaterapia, auriculoterapia, serviços médicos e nutricionais.
Também teve cuidados estéticos como manicure, cabeleireira, massagem e designer de sobrancelhas. “Às vezes, enquanto pais de autistas, esquecemos de nós mesmos. Hoje, pude parar e cuidar de mim. Estou me sentindo muito realizada”, contou Iana Cássia, que é mãe de Lucas, 11 anos, atendido no NIDI.
No início, em maio de 2022, o projeto atendia 30 crianças. Atualmente, são 200 crianças que fazem o acompanhamento necessário para seu desenvolvimento. Dentre eles, fonoaudiologia, psicomotricidade e nutrição. Além disso, eles são inseridos nos esportes: natação, judô, karatê e futsal.
Bernardo Artur, de 7 anos, é atendido no Núcleo desde sua inauguração, onde faz todas suas terapias. “Meu filho desenvolveu demais depois que começou a vir para cá. Ele é uma criança mais sociável, falante e, com certeza, mais feliz”, relatou sua mãe, Flávia Costa.
Para a gestão é gratificante ver a evolução diária das crianças. “Os meninos e meninas daqui nos enchem de alegria. São relatos de superação e desenvolvimento diários”, contou o secretário de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos.
Durante a festividade, também foi realizada a emissão da carteira de livre acesso e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).