Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 16/06/23 às 16:48Em Olinda, obras do programa Novo Caminho já ganham vias do Bairro Novo
Programa de requalificação, lançado pela gestão da cidade, prevê mobilidade, iluminação e melhorias no tráfego
Em Olinda, o novo pacote de obras estruturais e de requalificação já começou a ganhar as vias de Casa Caiada e Bairro Novo. O programa Novo Caminho, lançado recentemente pela gestão da cidade, prevê um impacto direto em segmentos como a mobilidade, iluminação e limpeza, focando na qualidade de vida da população. O trabalho teve início, na altura da praça Doze de Março, com a implantação dos canteiros de execução e a abertura dos estudos topográficos, sendo acompanhado de perto pelos cidadãos.
As máquinas e trabalhadores aportaram no entorno da Praça Coronel Cornélio Padilha, avançando pelo corredor da Cândido Pessoa. De acordo com o cronograma, as medidas já efetivadas, neste primeiro momento, contam com ações de drenagem, requalificação das calçadas e pavimento, além do reordenamento do passeio de pedestres. De acordo com o secretário executivo de Urbanização Integrada, Luiz Carlos, as medidas também incluem a orientação das pessoas. “As equipes seguem desenvolvendo um trabalho social de orientação com os moradores, transeuntes, condutores e comerciantes, explicando sobre as mudanças e benefícios que vão ocorrer no local”, explicou.
Com investimentos na ordem de R$ 55 milhões, o programa Novo Caminho será dividido em etapas, tendo como ponto de partida a requalificação da Avenida Getúlio Vargas. O propósito é de impulsionar o eixo econômico, a exemplo do que já foi feito com sucesso na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos. A escolha do perímetro leva em conta a grande concentração de lojas, faculdades, escolas, comércios, serviços e shopping, além de um polo médico.
Serviços:
A força-tarefa prevê, entre outros pontos, nova pavimentação, calçadas com piso intertravado, alerta tátil e direcional, acessibilidade, sinalização e nova drenagem, com eliminação de todos os pontos de alagamento. As lâmpadas atuais serão trocadas por tipo LED, o que vai garantir mais segurança e maior convivência noturna. Essas intervenções também chegarão a 22 vias transversais aos dois eixos.