Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 04/07/23 às 14:52Olinda participa da 23ª edição da Fenearte, a partir desta quarta-feira
Serviços de diversas secretarias serão ofertados, como as de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Turismo
A Prefeitura de Olinda participa de mais uma edição da Feira Internacional de Artesanato de Pernambuco (Fenearte). A abertura do evento, no Centro de Convenções, no bairro de Salgadinho, está marcada para esta quarta-feira (5/7) e segue até o dia 16 de julho. O stand da Secretaria Executiva de Turismo de Olinda ficará na rua 14, número 373, e contará com artesãos da cidade que irão expor seus produtos e fazer negócios.
“O espaço será sinalizado com uma arte dos casarios de Olinda e mobiliário sustentável. O artesanato exposto terá destaque para as famosas artes da casca de cajá.”, afirma Aiane Siqueira, Secretária Executiva de Turismo de Olinda.
A Secretaria de Saúde de Olinda, junto à Vigilância Sanitária e PNI, irá disponibilizar aos trabalhadores da feira atendimento em um stand localizado no pavilhão, serviços de auriculoterapia e ventosaterapia, por demanda espontânea, das 15h às 20h. Já o público visitante poderá atualizar a caderneta de saúde com a vacina da Covid-19 e da Influenza. “É importante que a população se divirta mas também esteja atenta à saúde. Nossa equipe também irá monitorar a qualidade dos alimentos ofertados na praça de alimentação e proporcionar mais segurança aos visitantes”, reforça Fernando Moreira, diretor de Vigilância em Saúde de Olinda.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SDSDH, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Espaço de Proteção, FENEARTE CIDADANIA, que tem como proposta principal o enfrentamento ao trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas para o público infanto-juvenil, buscando atuar de forma integrada em parceria com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, consolidando o trabalho de enfrentamento às violações de direitos vivenciadas por crianças e adolescentes no município de Olinda, em consonância com o Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.
Para isso, a Gestão Municipal disponibilizou mais de 30 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores físicos. “Durante os 12 dias de evento pretendemos atender, diariamente, com uma estrutura especial para acolher os filhos dos trabalhadores formais e informais, cerca de 100 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos de idade. Além de garantir proteção integral, o espaço irá oferecer atividades culturais, pedagógicas, recreação e lanches.”, garante Fernanda Barreto, diretora de Assistência Social de Olinda.
Para o ano de 2023, a Secretaria Executiva da Assistência Social articula serviços e
oficinas dentro das diversas políticas municipais, principalmente, Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, entre outras e parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude e articulação com o Município de Olinda, além da parceria com a Universidade Uninassau de Olinda, para o desenvolvimento do Espaço de Proteção que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social durante o período da Fenearte.
O Espaço Cidadania tem o objetivo de promover a garantia de direitos das crianças e adolescentes, bem como, ofertar atividades que promovam a integração social, cultural, lúdica, desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, bem como o monitoramento e prevenção de situações que potencialmente possam configurar forma negligência, discriminação ou violência contra esse público em razão da grande circulação de pessoas no grande evento estadual.
A ação foi possível graças à parceria com o Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Diretoria de Proteção Social Especial de Olinda e a Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).