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Comitê de monitoramento da Defesa Civil de Olinda agiliza respostas à população

A pasta dispõe de uma série de ferramentas que auxiliam o gerenciamento em tempo real

Publicado por: Redação Secom, em: 20/07/23 às 11:51

A Defesa Civil de Olinda montou uma estrutura para aliar a tecnologia no monitoramento, que já é conduzido pela pasta rotineiramente. Para tanto, foi montado um comitê de gerenciamento na sede da pasta, no bairro de Jardim Atlântico, onde todos os índices relativos ao clima são catalogados em tempo real e transformados em ações para as equipes que estão nas ruas.

De acordo com o diretor de operações da Defesa Civil de Olinda, Fred Nóbrega, essas ferramentas fazem com que o tempo de resposta seja reduzido em até 70%. O comitê está conectado aos principais órgãos que monitoram a chuva, como Inmet e Cemaden.

“Acompanhamos todas as previsões em tempo real e, com isso, temos uma previsão mais precisa de quando a chuva vai chegar e em quais pontos vai cair, além do volume. Isso gera alertas que fazemos aos moradores e para nossas equipes, que conseguem uma resposta mais rápida”, pontuou.

Esse monitoramento pode ser acessado até pelo celular dos gestores. Cada índice gera alerta para ações específicas. Por exemplo, quando os ventos estão muito fortes, o cuidado passa a ser quanto ao tombamento de árvores. “Quando a gente não está aqui, pode acessar de casa. Nesse comitê são cinco pessoas”, lembrou.

A Defesa Civil de Olinda tem cerca de 180 pessoas atuando, divididas em equipes de instalação de lonas, engenharia e erradicação. Este ano já foram instalados 400 mil metros quadrados de lonas em áreas de risco e erradicados 1.336 vegetais que poderiam gerar acúmulo de água em barreiras. A engenharia fez 1.422 vistorias em imóveis. “Utilizando ferramentas de monitoramento para prever acontecimentos meteorológicos poderemos atuar mais nas áreas de riscos preventivamente, avançando equipes no terrenos e com isso diminuir o tempo resposta. Outra utilidade é o gerenciamento das ocorrência, é a otimização dos recursos e o mapeamento dessas áreas. A Defesa Civil utilizou essas ferramentas no enfrentamento da quadra chuvosa e continuará investindo ainda mais em tecnologia para garantir uma maior tranquilidade ao povo Olindense”, concluiu o secretário executivo de Defesa Civil de Olinda, Valdy Oliveira.

A população também pode utilizar o sistema ‘eOuve’, plataforma que gerencia chamadas. Quando o morador efetuar a ligação para a Defesa Civil solicitando algum serviço pelo 0800 081 0060, serão preenchidos vários detalhes relacionados ao pedido. Com isso, as equipes e a população poderão acompanhar o desenvolvimento do chamado com mais detalhes e com maior agilidade.

A Defesa Civil trabalha 24h, de domingo a domingo, e além do 0800 também pode ser acionada pelo 99266.5307 (ligação e WhatsApp).

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