Notícias

Biblioteca Pública de Olinda recebe estudantes da Rede Estadual de Ensino

O espaço foi palco de uma aula de incentivo à leitura, coordenada pela professora Fabrícia Gomes

Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 23/08/23 às 16:40

Situada bem na entrada do Sítio Histórico da cidade, a Biblioteca Municipal de Olinda dispõe de um extenso acervo de livros de diversos segmentos literários. Todo esse material encontra-se à disposição dos alunos das redes públicas municipal e estadual, como também de escolas da iniciativa privada. Nesta terça-feira (23), o Casarão Rosa da Avenida Liberdade, no Carmo, recebeu à visita de uma turma de alunos do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio de Olinda.

A iniciativa foi da professora, Fabrícia Gomes, idealizadora do Projeto A Importância da Leitura. Ela aproveitou o espaço de pesquisa para realizar uma aula de incentivo à leitura e para estimular os estudantes a ter acesso a biblioteca. A aula de campo foi fundamentada na ideia do educador, Paulo Freire: “a leitura de mundo, precede a leitura da palavra”. A professora aproveitou a ação para realizar doações de livros clássicos da literatura brasileira. A aula contou, ainda, com as professoras Neomênia Ayres e Maidi Verçoza, coordenadora de biblioteca da EREM de Olinda.

Os estudantes puderam conhecer um pouco sobre a história do lugar e prestigiar a exposição de quadros referente ao pintor Manoel Bandeira. Muitos alunos ainda não conheciam o espaço e ficaram bastante satisfeitos com a visitação. “Gostei bastante da aula na biblioteca da cidade de Olinda. Um ambiente maravilhoso para estudos e de busca de conhecimento”, revelou o estudante, Pablo Hudson.

As alunas do ensino médio, Julia Rygard e Sarah Anna, valorizaram o acesso a biblioteca como forma promover a diversidade cultural da cidade e reafirmaram a importância de estar em um ambiente propício a leitura. A visita dos alunos contou com o apoio da Secretaria Executiva de Patrimônio de Olinda, por meio do diretor de Projetos Patrimoniais, Maxwell Vasconcelos.

Sobre a Biblioteca Pública de Olinda

Criada em 1830 por meio de um decreto imperial de Dom Pedro I, a atual biblioteca teve sua primeira alocação no Convento de São Francisco. Este patrimônio tem uma arquitetura singular dentro do Sítio Histórico de Olinda. Em 09 de dezembro de 2023, o espaço completará 193 anos de história e tradição. Mantendo um acervo de livros com destaque para escritores locais. O conjunto é rico em obras de literatura brasileira e portuguesa.

 

Pular para o conteúdo