Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 29/08/23 às 17:01Estudantes de São Paulo aportam em Olinda, conhecendo a cultura dos ritmos, artesanato, gastronomia e parte da história da cidade
Atividade imersiva envolve diversas disciplinas e conta com cerca de 50 estudantes, do 9º Ano do Ensino Fundamental
Estudantes do Ensino Fundamental II, da cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, realizam um trabalho de imersão e experiência criativa em Olinda. Os adolescentes, das turmas do 9º Ano, aportaram em Pernambuco para um roteiro de estudos sobre a história, cultura e sociedade, com previsão de cinco dias de extensão. Na Marim dos Caetés, muitos tiveram seu primeiro contato com a efervescência de ritmos, cores e produções da terra, criando memórias afetivas que reforçam o conhecimento.
O grupo é oriundo da Escola Castanheiras, instituição de ensino focada em inovação, considerada referência no país. Na comitiva estão cerca de 50 estudantes e mais quatro professores. Entre as atividades, o time conheceu a energia do maracatu, a beleza do artesanato, além da gastronomia local. Para reforçar a visita, uma trilha de encantamento, nas ladeiras do Sítio Histórico, rendeu muitos registros e aprendizado. O espaço Casa Criatura, localizado na tradicional Rua de São Bento, acolheu os meninos e meninas em suas dependências, dando-lhes a chance de confeccionar adereços e tocar instrumentos, sentindo assim a atmosfera do Carnaval de Olinda, uma festa conhecida internacionalmente. Não faltou animação, com os alunos ganhando as ruas em um desfile especial.
As atividades e roteiros têm coordenação pedagógica do historiador e turismólogo, Braulio Moura, que acompanha o grupo ao longo de toda a permanência. “É a oportunidade de entenderem as diferenças regionais, além da formação do Brasil com sua diversidade cultural e origens. Este intercâmbio permite a troca de saberes com mestres da cultura local, o contato com o patrimônio material, imaterial e a gastronomia olindense”, explicou. Segundo ele, na grade de conteúdo, figuram a história de Pernambuco, o Brasil holandês, barroco, sociedade, geografia humana e atualidades. A iniciativa também é acompanhada por equipes técnicas da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, da Prefeitura de Olinda.