Publicado por: Analu Pereira, em: 20/05/24 às 11:49Estudantes de Olinda recebem palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual
Ação aconteceu sob a coordenação do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico
A Secretaria de Educação de Olinda, através do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico (NAPP), lançou o projeto: “Toque sim, toque não, meu corpo não é exploração!”, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa tem o objetivo de coibir e prevenir qualquer tipo de violência através de ações de conscientização, arte e cultura, envolvendo os estudantes, escolas e familiares. A ação aconteceu na última sexta-feira (17/05) e contou com a participação de 70 alunos do 1º ao 3º do ensino fundamental da Escola Professora Norma Coelho (CAIC), em Peixinhos.
Para a coordenadora do NAPP, Fabiana Leal, as escolas também podem ajudar a prevenir toda forma de violência. “As instituições tem o papel de abordar o tema ao longo de todo o ano, de toda a trajetória escolar das crianças e dos adolescentes através de rodas de conversas e projetos bem construídos, como o combate à violência, ao abuso e a exploração sexual. O resultado é sempre positivo. E nesse contexto, as crianças também se identificam com o que está sendo apresentado. Em muitos casos, elas têm confiança até nos profissionais que estão ali e passam a externar situações da qual elas foram vítimas também.”, reforça a coordenadora do NAPP.
As palestras, que devem entrar no calendário escolar, são ministradas pelos profissionais de psicologia e assistência social que fazem parte da equipe do NAPP.