Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 04/06/24 às 16:08No dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Olinda e planetapontocom assinam acordo para conservação e recuperação dos rios da cidade
Cerimônia de abertura acontece no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda
No dia do Meio Ambiente, 05, a Prefeitura de Olinda e a OSCIP planetapontocom assinam termo de cooperação para implementação do programa ‘Esse Rio é Meu’ no município. O projeto contempla escolas municipais com soluções inovadoras que, por meio da educação, transformam as crianças e os jovens em protagonistas na recuperação e conservação dos rios próximos às suas escolas. Na cidade, o programa estará presente em 74 escolas da rede municipal de ensino.
Com a participação de mais de 24 mil estudantes, a iniciativa irá trabalhar com 13 patrimônios hídricos, sendo eles: os canais Azeitona, Bultrins Fragoso, Tintas, Malária, Bultrins e Lava Tripa ; as lagoas Pulsação, Santa Tereza, Fragoso e Jardim Brasil (3); e os riachos Mirueira, Fragoso (Piaba de Ouro) e Ouro Preto.
“Fico muito feliz com a assinatura do termo de cooperação para o programa ‘Esse Rio é Meu’. É muito importante poder envolver nossos mais de 24 mil estudantes, que estão nas 74 escolas públicas municipais de Olinda. Trazer projetos com esse para nossa cidades não só melhora nossos rios, mas também forma cidadãos conscientes. Juntos, podemos fazer de Olinda um exemplo de sustentabilidade”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
O programa já está em vigor em todas as escolas municipais do Rio de Janeiro, onde coleciona conquistas, uma delas é a despoluição do rio Carioca, um dos rios mais emblemáticos da cidade. A ação começou por meio do projeto piloto “Carioca, o rio do Rio”, com a participação de vinte e sete escolas que com apoio de especialistas voluntários, conseguiu recuperar a qualidade da água de toda a parte visível do rio. Em decorrência de todo esse movimento, o Rio Carioca foi oficialmente tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade.
A implementação do programa em Olinda pretende replicar o modelo exitoso, promovendo diversas atividades educativas e práticas sustentáveis. “É repetitivo dizer que água é vida, mas é uma verdade que deve ser dita a exaustão. Trazer crianças e jovens para o centro desta discussão e engajá-las na conservação e recuperação do patrimônio hídrico nacional é condição essencial para termos um futuro mais sustentável. O programa não apenas melhora a qualidade dos rios, mas também forma cidadãos conscientes”, explica Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom.
Além do Rio de Janeiro, o programa também está presente em Itabira (MG) e neste ano está expandindo nas cidades de Cachoeiras de Macacu (RJ), Cabo Frio (RJ), Magé (RJ), Queimados (RJ), Japeri (RJ), São José dos Pinhais (PR), Jacareí, Paulista (PE) e Petrópolis (RJ),
Serviço – Assinatura do acordo para implementação do programa “Esse Rio é Meu” em Olinda
Data: 05 de junho de 2024
Hora: 15 horas
Local: Prefeitura Municipal de Olinda – R. de São Bento, 123 – Varadouro, Olinda – PE
Sobre planetapontocom
O planetapontocom, fundado em 2004, é uma organização que desenvolve soluções inovadoras para a educação pública brasileira, atuando com e por meio de causas. Ao cuidar dos nossos rios a partir das escolas, planetapontocom alia sustentabilidade, entretenimento e educação para contribuir com a formação de cidadãos comprometidos com o planeta. A organização atua por meio de três frentes: o programa Esse Rio é Meu, voltado para alunos do Ensino Básico e Ensino Fundamental, a Turma do Planeta, um imaginário lúdico que ensina por meio da cultura, da midiaeducação e do meio ambiente; e a Revistapontocom, uma publicação de vanguarda voltada para educadores.