Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 14/11/24 às 16:33Olinda aprova Plano Municipal de Políticas sobre Drogas
Instrumento relevante tem como base três pilares: prevenção, cuidado e a reinserção social
Em encontro nesta quinta-feira (14), foi aprovado o Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas de Olinda. O instrumento é resultado de pesquisas e rodas de conversa com a população da cidade, que elencou propostas e prioridades para o segmento, no período de 2024 a 2029. A medida é um marco histórico para o município, que une a gestão pública e a sociedade civil. No documento estão consolidadas ações em áreas como a prevenção, cuidado, reinserção social, pesquisa, governança, gestão e integração.
Sob a coordenação da Secretaria de Políticas sobre Drogas de Olinda, o ato ocorreu na Casa dos Conselhos, localizada no Bairro Novo, contando com a presença de diversos representantes da sociedade, em aprovação unânime. A medida e implementação do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas de Olinda é fundamental para um enfrentamento mais eficaz e humanizado do problema do uso de substâncias psicoativas. O município promove uma abordagem que respeita os direitos humanos e busca soluções sustentáveis para os desafios impostos pelas drogas.
De acordo com a secretária executiva da pasta, Rosely Chaves, este importante passo chega para ampliar as ações. “Olinda fortalece a sua rede de proteção e apoio, favorecendo a saúde, a segurança e o bem-estar social de todos os cidadãos”, destacou. Segundo ela, são instrumentos que favorecem o trabalho em conjunto do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social), além da segurança pública, sendo um trabalho intersetorial junto com todos os cidadãos. A decisão já entra em vigor de imediato, sendo também publicada no Diário Oficial.