Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 21/11/24 às 18:34Rede Municipal de Olinda recebe Prêmio IDEPE, por avanços na educação básica
Índice estadual celebrou o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental
Olinda é destaque no ensino público de qualidade. Em solenidade nesta quinta-feira (21), o município recebeu o Prêmio IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco), sendo um importante instrumento na busca pela melhoria contínua na qualidade do ensino. A Rede Municipal alcançou o segundo lugar do ranking estadual, no 9º Ano do Ensino Fundamental, dentro da categoria de cidades de grande porte. O resultado reconhece as melhores práticas pedagógicas, como também contribui para a valorização do empenho dos estudantes, o trabalho dos professores, gestores e toda a comunidade escolar.
A agenda contou com a presença da secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, que destacou a relevância desta ferramenta. “O prêmio destaca as instituições que alcançam resultados significativos, um indicador que avalia a qualidade do ensino, incluindo a análise de taxas de aprovação, desempenho em avaliações de aprendizado e o avanço dos alunos ao longo do tempo”, explicou. A comitiva também contou com a diretora de Ensino, Eline Lima; e a diretora de Recursos Humanos da Educação, Geanete Tavares.
A premiação tem um papel importante para o Poder Público e as redes educacionais, pois os dados permitem avaliar as áreas que precisam de mais investimento e ações específicas. Com base nos resultados, podem ser feitas análises e ajustes nas políticas públicas educacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação. Na tribuna, discursaram diversos representantes da sociedade civil, incluindo gestores escolares, parlamentares, além de prefeitos e lideranças acadêmicas municipais.
A governadora, Raquel Lyra, comandou a cerimônia e destacou sua importância. “As escolas e redes premiadas, muitas vezes, tornam-se grandes modelos a serem seguidos. O prêmio ajuda a divulgar essas boas práticas pedagógicas, ampliando este cenário positivo que tem avançado por todo o nosso estado”, reforçou. A cidade de Olinda aparece com desempenho à frente da capital pernambucana, sendo também um reflexo dos grandes investimentos direcionados pela atual gestão neste segmento. Os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam a avaliação do IDEPE anualmente.
As próximas provas na cidade já estão programadas para os dias 26 e 27 deste mês. A avaliação é um indicador que mensura a qualidade da educação pública em três esferas, sendo elas o desempenho em matemática, língua portuguesa e o fluxo educacional. Os dados são apurados a partir das informações do Censo Escolar. A premiação é dividida em 36 categorias.