Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 13/12/24 às 17:27Em Olinda, programa cultural promove sessão de cinema especial para pessoas em situação de rua
Curta-metragem de ficção, A Cabeça Quebrada de Vera, encantou o público presente
Em uma iniciativa inovadora, que visa promover a inclusão social e o acesso à cultura, pessoas em situação de vulnerablidade participaram, nesta quinta-feira (12), de uma sessão especial de cinema. O curta-metragem de ficção, A Cabeça Quebrada de Vera (2024), do autor Diego Padilha, foi exibido no Cineteatro Fernando Santa Cruz, localizado nas dependências do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. O trabalho é uma ação da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, por meio da Diretoria de Cultura. Para além da aproximação com a arte, a medida busca envolver produções selecionadas da Lei Paulo Gustavo do audiovisual e outras execuções de moradores da cidade.
O enfoque está no público atendido pelo Centro Pop Rua, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda. A ideia é de proporcionar momentos de lazer e reflexão, além de ampliar as oportunidades para aqueles que muitas vezes ficam à margem dessa experiência. “É um oportunidade para garantir o acesso aos equipamentos culturais da cidade e respeitar a cidadania da população em situação de rua”, explicou o diretor municipal de Cultura, Chiquinho de Assis.
A proposta vai além da simples exibição de filmes. Ao reunir as pessoas em torno de um evento cultural, o projeto também promove o fortalecimento da comunidade, criando um espaço para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. “A arte tem um poder transformador, e é fundamental que todas as pessoas, independentemente de sua condição social, tenham acesso a ela”, complementa Assis.