Publicado por: Alice Mafra, em: 07/01/25 às 10:08Queima da Lapinha abre caminho para o Carnaval e renova esperanças para 2025
Uma das mais antigas tradições de Olinda encerra os festejos natalinos, leva pedidos ao universo e decreta o início do período carnavalesco
Na última segunda-feira (06), Olinda recebeu mais um momento único e emocionante com a tradicional Queima da Lapinha. O evento, que acontece no Dia de Reis, encerrou os festejos natalinos e decretou oficialmente o início do período carnavalesco na cidade, conectando fé, cultura e celebração.
Conduzida pela Mestra Ana Lúcia, patrimônio vivo de Pernambuco, a celebração teve início às 20h, com o cortejo saindo da Rua Alto do Sarapião, no bairro do Amaro Branco, até a Praça do Carmo. No trajeto, crianças e adultos carregando a Lapinha (presépio) foram acompanhadas pelo Pastoril Estrela de Belém, um grupo que mantém viva essa tradição há mais de 70 anos.
Ao chegar na Praça do Carmo, a queima da Lapinha trouxe uma mensagem de renovação e esperança. O ritual, que simboliza a passagem de pedidos para o universo através da fumaça, contemplou tudo de bom para 2025, marcando também o início da contagem regressiva para o Carnaval.
Mestra Ana Lúcia e o Pastoril Estrela de Belém deram um show de cultura popular, reafirmando o papel de Olinda como um dos maiores berços de tradições do país.