Publicado por: Secom, em: 21/01/14 às 17:07Aparelho de Tele Eletrocardiograma oferece exame diferenciado em Olinda
Implantado no município em outubro de 2013, em um mês de funcionamento realizou 71 exames
Implantado pela Secretaria de Saúde de Olinda no mês de outubro do ano passado, o serviço de Tele Eletrocardiograma (TeleECG) realizou 71 exames até o dia 27 de novembro nas unidades de Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Rio Doce e Beira Mangue, em Olinda. Semanalmente, o TeleECG oferta 30 exames, seis por unidade, sendo os laudos emitidos pela Rede de Núcleos de Telessaúde, localizada na Cidade Universitária.
O serviço tem como objetivo, oferecer o serviço de eletrocardiografia à distância, através da internet, em Unidades de Saúde da Família, unindo o conhecimento médico em cardiologia com a tecnologia de ponta. Assim, permite agilidade, precisão e a redução das sequelas, sobretudo, de mortes por doenças cardiovasculares em hipertensos e hipertensos/diabéticos atendidos nas unidades.
Em 2014, a previsão é implantar o TeleECG na unidade Cohab Peixinhos, sendo este serviço também ofertado para as unidades de Jardim Brasil II, Vila Popular Azeitona I e Azeitona II.
A Unidade de Saúde Familiar não poderá liberar laudos do TeleECG para pacientes que necessitarem destes, para cirurgias ou para atividades físicas, pois, nesses casos, é imprescindível a consulta com o cardiologista. O serviço se trata de uma demanda eletiva e não de urgência, para o acompanhamento dos pacientes.
Com o exame e o laudo em mãos, se percebido alguma alteração elétrica, o médico da Unidade fará o encaminhamento com maior precisão ao especialista em cardiologia da rede municipal, nas policlínicas e clínicas conveniadas.
Prêmio
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, em Gravatá, ocorreu o V Encontro Estadual da Rede de Núcleos de Telessaúde. Olinda participou com o trabalho “A experiência da implantação do TeleECG no município de Olinda-PE, 2013”, na modalidade oral, sendo premiado com menção honrosa.