Publicado por: Secom, em: 10/03/14 às 13:28Olinda vacina contra câncer do colo do útero
Ação faz parte do Programa Nacional de Imunização e está inserida na programação do Dia da Mulher
O Programa Nacional de Imunização (PNI) inicia nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação nacional para prevenção do câncer do colo do útero. Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha de imunização amplia o calendário nacional de vacinação e é destinada a adolescentes com idades entre 11 a 13 anos.
Em Olinda, espera-se vacinar aproximadamente 9.340 adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede pública (municipais e estaduais) e privadas. A vacina contra HPV, vírus responsável pela maior parte dos casos de câncer do colo do útero, é gratuita e também estará disponível durante todo o ano nas Unidades de Saúde.
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero recomenda-se tomar três doses da vacina contra HPV. A via de administração é intramuscular (deltóide/braço) e só é contra-indicada para gestantes. A 1ª dose, será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade, em UBS e escolas; a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose, em UBS, e a 3ª dose será cinco anos após a 1ª dose, em UBS.
O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente vírus (6, 11, 16 e 18) contra HPV.
Dia da Mulher – Dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, nessa segunda-feira a Secretaria de Saúde de Olinda está ofertando exames de mamografia e atividades educativas na Policlínica da Mulher, Avenida Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo.
Veja mais:
http://youtu.be/moEGoeVSk44