Publicado por: Secom, em: 13/03/14 às 17:31Defesa Civil de Olinda monitora pontos de risco
Contenção de encostas, construção de muros de arrimo, limpeza de canais, macro e microdrenagem fazem parte das medidas da Operação Inverno
Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da Prefeitura de Olinda, localizados no Alto da Bondade e em Ouro Preto, atingiram as marcas de 1,3 mm e 3,5 mm, respectivamente. Neste mesmo período, foram registradas 39 ocorrências sendo 27 para a colocação de lonas plásticas, cinco cortes de árvores, cinco vistorias em barreiras e outras duas, em imóveis. Independentemente disso, 90 pontos considerados de risco na cidade são monitorados diariamente pela Defesa Civil do Município.
Para minimizar os transtornos provocados pelas chuvas, a Secretaria de Serviços Públicos está em campo com a Operação Inverno que consiste na limpeza de canais, galerias, canaletas e caixas coletoras, evitando assim alagamentos. Há 15 dias, os trabalhos estão sendo realizados no Canal da Malária, que corta as comunidades do V-8 e V-9, e no canal da Rua Pedro Álvares Cabral, em Jardim Atlântico.
Também está em curso o trabalho de macro e microdrenagem na Estrada do Caenga. Nos próximos dias, o serviço de limpeza de canais chega ao Canal do Lava Tripa, localizado nos cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Perimetral. Para 2014, a Operação Inverno, em Olinda, tem R$ 5 milhões em recursos garantidos.
Nesta quinta-feira (13), está sendo realizada a contenção de encosta na Rua Bernardino de Melo, no bairro de Águas Compridas. O trabalho é realizado com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu R$ 19 milhões para que Olinda pudesse concretizar esta e outras obras de contenção de encostas e construção de muros de arrimo na cidade.