A Cidade

Feriados Municipais

De acordo com a legislação, em todos os feriados aqui referidos, é obrigatório não haver expediente laboral no município.

12 de Março – Aniversário da Cidade

É a data magna da cidade.

Fundada em 1535 por Duarte Coelho Pereira, donatário da Capitania de Pernambuco, Olinda foi oficialmente reconhecida como vila em 12 de março de 1537. Nesta data, a cidade festeja toda sua riqueza histórica e cultural desde seu surgimento. A festa é uma expressão das tradições culturais, religiosas, dos artistas e artesãos, no cenário dos casarios e igrejas, datados dos séculos 18 e 19. Olinda é considerada uma das cidades coloniais mais bem preservadas do país. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela ONU, em 1982.

06 de Agosto – São Salvador do Mundo – Padroeiro de Olinda

Procissão de São Salvador do Mundo. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

No dia 06 de Agosto, Olinda comemora o dia de São Salvador do Mundo, também proclamado padroeiro da cidade. A data religiosa celebra a ocasião na qual Jesus Cristo se transfigurou em imagem luminosa e apareceu para os apóstolos Pedro, Tiago e João. O dia é marcado por festejos religiosos como missas, romarias, procissões, repicar de sinos entre outras.

São Salvador do Mundo – A imagem de São Salvador do Mundo na Catedral da Sé de Olinda traz Jesus segurando um globo terrestre tendo uma cruz fincada, que representa o mundo cristão. Essa simbologia religiosa é adotada por Olinda como símbolo da cidade, estando presente nas bicas, marcos e lugares públicos.

10 de Novembro – 1º Grito de República no Brasil

Considerada precursora da proclamação da República, Olinda, há mais de 300 anos, exatamente no dia 10 de novembro de 1710, deu o primeiro grito em defesa da independência nacional, proferido pelo capitão-mor Bernardo Vieira de Melo, responsável pelo recrutamento das tropas de terceira linha da cidade. Este fato representa um importante marco para a cidade, o Brasil e as Américas, já que foi realizado antes da Inconfidência Mineira (1789) e até mesmo da Revolução Americana (1776).

Desfile Cívico em comemoração ao 1º Grito de República do Brasil. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A data, além de ser feriado na cidade, é festejada com desfile cívico que acontece pelas ruas do Sítio Histórico. Tradicionalmente, os olindenses mobilizam-se para prestigiar a mobilização cívica de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, escolas militares, Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, grupos de escoteiros, entidades sociais, agremiações carnavalescas entre outros.