Publicado por: Secom, em: 09/12/14 às 15:02Campanha de conscientização sobre DST/AIDS é realizada em Olinda
Ações de incentivo ao teste rápido e a prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, foram realizadas em 21 unidades de saúde do município
A Secretaria de Saúde de Olinda, através da Coordenação de DST/AIDS, realizou ações preventivas no período de 24 de novembro a 1 de dezembro, em 21 unidades de saúde do município. Durante as atividades foram realizados 50 testes rápidos de HIV e 40 testes rápidos de sífilis, com três resultados reagentes, sendo entregues 52.808 preservativos masculinos e 400 femininos, além de 1.600 sachês de gel lubrificante para prática do sexo seguro.
Além das orientações sobre o uso correto do preservativo feminino e masculino, a ação também contou com apresentação de teatro popular exibido por arte-educadores.
Uma oficina com 16 educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), também fez parte da programação, bem como uma roda de conversa com 13 mães e responsáveis dos adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos, integrantes do Serviço.
Aulas sobre prevenção de DST/AIDS foram ministradas, bem como panfletagem e entrega de preservativos masculinos nos sinais da Avenida Presidente Kennedy, nos Correios, Praça Maxambomba e na Orla de Olinda, com a participação dos educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Já em Bairro Novo, houve uma ação noturna, de orientação nas áreas de prostituição, além de roda de conversa com 30 trabalhadores da construção civil, funcionários da Empresa Romarco Construções.
As ações foram voltadas para os profissionais da SDSCDH, pais e responsáveis dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, travestis, profissionais do sexo, trabalhadores da construção civil, estudantes das ações do Projeto Olinda em Ação, feirantes do Mercado de Peixinhos e população em geral, nos sinais de trânsito e no Quiosque da Saúde na praia de Bairro Novo, com participação de Redutores de Danos, Núcleo de Edução Popular em Saúde e Consultório na Rua.