Publicado por: Secom, em: 16/02/17 às 14:25Folia Sem Idade cai no passo do frevo com muita animação
O bloco que desfila pelo 11º ano contou com a participação de dez grupos e associações da melhor idade de Olinda
O Carnaval é a festa mais irreverente e democrática do Estado e para comprovar isso cerca de 300 idosos da cidade de Olinda desfilaram pela cidade no Bloco Folia sem Idade. Em sua 11ª edição, a concentração da agremiação começou na Praça 12 de Março e, ao som de muito frevo, o grupo seguiu até a casa de recepções Sena Hall, na Rua São Miguel, em Bairro Novo, para comer feijoada e eleger o rei a e rainha do Carnaval 2017.
A festividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda, que reúne dez grupos e associações de diversos bairros do município, entre eles, Ouro Preto, Rio Doce e Jardim Atlântico. O evento contou com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos e de Saúde. Esta última realizou a distribuição de preservativos e disponibilizou técnicos de enfermagem para aferição de pressão e teste glicêmico.
Maria José Carvalho, ou simplesmente Lia dos Idosos, é a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda, e afirma que eles querem resgatar os valores dos carnavais passados, com as marchinhas e fantasias clássicas e, além disso, “mostrar que os idosos de Olinda existem e já sobem e descem ladeira todo dia, inclusive no Carnaval, não tem porque ficar numa cadeira de balanço. Queremos é brincar na rua”.
Adail Lima, a nova Presidente do Bloco Folia sem Idade, explicou que no desfile desse ano o Projeto Integração e Arte, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos junto ao Abrigo Nossa Senhora de Lourdes, também montou um estandarte e participou pela primeira vez do encontro.
Elizabeth Beltrão, 71, foi eleita a Rainha do Carnaval 2017, ela faz parte do Projeto Integração e Arte e conquistou o título com a fantasia de Sandra Rosa Madalena. “Eu me sinto viva e ativa, eu customizo, eu mesma faço minha fantasia e ajudo também minhas amigas. Estar engajada ajuda na minha saúde e no meu bem-estar”, disse durante a votação. O rei pelo segundo ano consecutivo foi Severino Balbino dos Santos, 75, do Grupo Viver Bem de Ouro Preto.
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda
O COMDIO possui 15 cadeiras, sendo composto por cinco representantes do poder público das secretarias de Obras, Educação, Saúde, Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos; cinco grupos com assento fixo (Associação dos Idosos de Rio Doce, Grupo Nossa Senhora das Dores, Grupo Anos Dourados do 7º RO, Abrigo Nossa Senhora de Lourdes e Associação dos Idosos de São Joaquim de Ouro Preto Jatobá) e outros cinco grupos suplentes (Grupo Movimento e Vida de Jardim Atlântico, Grupo Amigos da Cidade Tabajara, Grupo Nossa Senhora do Rosário, Centro Social Misael Montenegro e Abrigo Imaculada Conceição).