Publicado por: Secom, em: 19/12/17 às 16:18Conferência discute futuro da educação de Olinda
Programação aconteceu no Centro de Convenções
Por Pattrícia Viviane
“Ao som dos clarins de momo, o povo aclama com todo ardor, o elefante exaltando as suas tradições e também seu esplendor”. Foi através dos versosimortais do Hino Elefante de Olinda, cantado pelo Bloco da Saudade que a abertura da VIII Conferência Municipal de Educação – VIII COMUDE- deu as boas-vindas aos representantes da rede pública municipal, entidades sindicais, conselhos municipais, governo, instituições de ensino superior e sociedade civil. O evento foi realizado segunda-feira (18) e terça-feira (19.12), no Teatro Ribeira, Centro de Convenções de Olinda.
Com o tema central “Avaliando o PME: Um Pacto pela Qualidade”, a VIII COMUDE, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude, teve como eixos temáticos:
EIXO I – Educação Infantil – A Garantia da Qualidade e Equidade em Nome da Educação Infantil;
EIXO II – Educação Inclusiva – A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: A Garantia do Direito à Educação e ao Atendimento Educacional Especializado;
EIXO III – Ensino Fundamental / Anos Iniciais – Alfabetização e seus Processos, Ampliando o Direito de Aprendizagem de Todas as Crianças;
EIXO IV – Ensino Fundamental / Anos Finais – As Diferentes Áreas do Conhecimento na Consolidação da Aprendizagem Significativa;
EIXO V- Educação de Jovens e Adultos – EJA: Apropriação, Aplicação e Produção de Saberes;
EIXO VI- Valorização dos Profissionais da Educação: Infraestrutura, remuneração, formação continuada, valores presentes em uma educação de qualidade.
EIXO VII- Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, transparência e integração para fortalecimento da cidadania;
EIXO VIII – Educação Etnicorracial: Relações Etnicorraciais e Equidade de Gênero.
“Estamos trabalhando por uma gestão cada vez mais participativa e todos esses eixos discutidos e trabalhados aqui hoje são um canal direto de comunicação. Todos os eixos se interagem, se complementam. Depois de planos traçados queremos metas e realizações. E a motivação do nosso chefe, Professor Lupércio, nos fortalece e nos dar a certeza que cada um tem o papel de ser agente de transformação”, explica o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.
Além dos representantes presentes – Karla Pereira (Sindicato dos Professores), Benedito Antônio (Sindicato dos Servidores de Olinda) e Thiago da Silva (presidente do Conselho Municipal), a VIII COMUDE teve participação da Professora Dra. do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação, Márcia Ângela Aguiar.
“A importância desta conferência requer esforços conjuntos também, e mais ainda do poder Legislativo para garantir os recursos, melhores condições para infraestrutura com a finalidade de subir e bater as metas para uma educação de qualidade e isso não é um trabalho fácil, especialmente no momento que o Brasil está passando”, comentou Márcia Ângela Aguiar.