Publicado por: Secom, em: 19/01/18 às 20:00Saúde de Olinda intensifica exame da filariose
População conta com três locais para realizar o procedimento
Por: Julio Cesar Gomes
Equipes da Vigilância Epidemiológica de Olinda estão reforçando o exame da gota espessa fura dedo para identificação de casos de Filariose no município. O procedimento pode ser realizado de segunda a quinta-feira, a partir das 23h, no Hospital Tricentenário, em Bairro Novo; no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos-SPA e na Policlínica São Benedito, na Rua das Dunas, em Benedito.
O exame é recomendado pelo Ministério da Saúde, sob o controle da Secretaria de Saúde do Estado (SES) para diagnosticar e erradicar a doença. Após a coleta, o material é encaminhado para o Laboratório de Saúde Pública de Olinda e caso o resultado seja positivo, o paciente é comunicado para iniciar o tratamento. A Coordenação da Filariose, com o intuito de alertar a população sobre a doença, faz visita porta a porta quando necessário.
A DOENÇA: A filariose, filaríase ou elefantíase é uma parasitose endêmica das regiões tropicais e subtropicais Atingindo as regiões mais pobres. Nessas regiões, é um problema de saúde pública, com um número estimado de 120 milhões de portadores. O vetor é um mosquito do gênero Culex e o homem é o único reservatório. Existem três agentes etiológicos: Wuchereria bancrofti, Brugia nalayi e B. timori. Nas Américas, a doença é causada somente pela Wuchereria bancrofti, nematodeo que vive nos vasos linfáticos dos indivíduos infectados. É conhecida também como filariose de Bancrofti ou elefantíase, devido a uma das manifestações na fase crônica, que ocasiona o aumento excessivo do órgão afetado, similar a uma pata de elefante.
PERNAMBUCO – Em 2004, o Estado registrou 897 casos positivos, número que vem reduzindo ano a ano. Em 2011, ano de início das atividades do Sanar, foram 11 casos. Em 2012, foram cinco e em 2013, apenas 1.
LOCAIS DE EXAME EM OLINDA:
Hospital do Tricentenário. Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo;
Serviço de Pronto-Atendimento de Peixinhos. Avenida Antônio da Costa Azevedo, 520, Peixinhos;
Policlínica São Benedito. Rua das Dunas, s/n, São Benedito.