Notícias

Bloco educativo da saúde desfila nas ladeiras de Olinda contra as arboviroses 

Aedes aegypti passou por um enterro simbólico

Publicado por: Secom, em: 07/02/18 às 19:21

O bloco educativo da Secretaria de Saúde de Olinda “Se a mosquita não picar…eu chego lá” desfilou na manhã desta quarta-feira (7.2) pelas ladeiras da Cidade Alta. O bloco tem o objetivo de alertar os moradores e visitantes sobre a importância de não relaxar neste período de Carnaval com os cuidados contra os focos do mosquito causador das arboviroses, o Aedes aegypti.

A concentração foi na Praça do Carmo de onde funcionários da Saúde, integrantes de outras secretarias pertencentes ao Comitê das Arbovirosese agentes de endemias, acompanhados por uma orquestra de frevo e passistas, desfilaram fantasiados de mosquitos pelas ruas da Cidade Alta.

O vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, o secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, a diretora de Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas, abriram o desfile do bloco.

Na programação houve panfletagem educativa com os moradores e uma equipe esteve de forma lúdica com um caixão com um mosquito dentro, simbolizando de forma fúnebre a morte do Aedes em Olinda.

Atualmente, de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes (LIRAa) em Olinda, 1º Ciclo de 2018, o resultado da avaliação da pesquisa está acusando 0,8, que sinaliza situação sob controle.

O secretário Eud Johnson Cordeiro destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias. “Esses profissionais  trabalham o ano todo visitando cada morador, rua em rua, conscientizando e aplicando larvicidas para combater o mosquito”, destacou.

O gerente do CEVAO, o biólogo Henrique Silva, explicou o objetivo do bloco. “Estamos saindo às ruas para reforçar aquilo que fazemos diariamente. E, nesse momento de folia é de fundamental importância não descuidar das medidas preventivas de combate ao Aedes”, enfatizou

Pular para o conteúdo