Notícias

CAPS-AD é alternativa para o fim da dependência química em Olinda

A qualificação, que deve ocorrer em outras etapas, inclui também medidas emergenciais, ações de socorro direto e de contenção de vulnerabilidades

Publicado por: Secom, em: 27/02/18 às 14:33

O Caps AD funciona de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h. Foto: divulgação Sec de Saúde de Olinda

Por Júlio César Silveira Gomes

Dependentes químicos que desejam largar o vício podem recorrer aos serviços do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) psicanalista Antônio Carlos Escobar, em Olinda. A unidade presta atendimento humanizado a homens e mulheres que querem se livrar do uso de álcool, tabaco e outras substâncias nocivas.

Primeiramente os usuários são acolhidos na recepção, passando pelo técnico e depois começam o tratamento entre grupos, com sessões de redução de danos e dinâmicas. “O objetivo é estimular que eles saiam da dependência, introduzindo-os na sociedade novamente e quebrando a barreira do preconceito”, destaca o gerente do CAPS-AD, Flávio Nascimento.

O atendimento é através de demanda espontânea, que conta com uma equipe de 30 servidores à disposição para realizar um trabalho humanizado no enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas. Os serviços prestados buscam resgatar vidas, com a realização de rodas de conversa, palestra e diálogos que possam incentivar o abandono total das drogas.

O usuário do CAPS-AD, R.L., 42 anos, sente-se preso à dependência e busca ter de volta a sua vida social e profissional. “Preciso retomar o trabalho e ganhar de volta a confiança da sociedade”, declarou.

A grande maioria dos usuários tem comprometimento funcional, social e familiar, com isso, eles sentem a necessidade de procurar atendimento na unidade de saúde. “A proposta fundamental é resgatar os vínculos de cada um deles, podendo assim recolocá-los na sociedade” pontuou a coordenadora clínica da unidade, Aucileide Oliveira. A sede do centro fica localizada na Rua Pereira Simões, 155, Bairro Novo, e funciona de segunda a sexta, no horário das 8h às 17h. O fone é: (81) 3429-9719

Pular para o conteúdo