Publicado por: Secom, em: 20/03/18 às 20:06Médicos de Olinda são orientados sobre prontuário eletrônico
Ferramenta possibilita maior dinamismo no atendimento dos pacientes
Com o objetivo de trazer mais conforto, segurança e rapidez no atendimento aos pacientes nas unidades de saúde de Olinda, profissionais do segmento têm passado por atualizações sobre o Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Nesta terça-feira (20), na Faculdade de Medicina de Olinda (Bairro Novo), médicos do município receberam orientações do Dr. José Ramos. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
O curso é destinado aos médicos da Atenção Básica, com aproximadamente 50 capacitados por dia. A ferramenta possibilita a prescrição da conduta médica do paciente, seja ela no âmbito clínico, enfermagem e odontologia. O Prontuário Eletrônico do Cidadão é um sistema implantado pelo Ministério da Saúde para dar mais consolidação nos dados da atenção básica.
“Ele traz o prontuário do cidadão cadastrado, com endereço, CPF, Cartão Nacional de Saúde, que vai dar mais veracidade. O grande problema da atenção básica é que se perdiam os dados, porque as fichas eram alimentadas em papéis. Agora, todos os centros de saúde cadastram os cidadãos que são acompanhados, a família toda é registrada. Não é mais necessário que o usuário fique na fila do posto de saúde. A qualquer momento ele pode chegar lá, fazer o agendamento e ser atendido pela demanda espontânea”, disse a gestora do Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão, Ana Carolina Lima.
O PEC e a Coleta de Dados Simplificada (CDS) do e-SUS AB são utilizados de forma complementar nos cenários possíveis de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ambas as ferramentas possibilitam a identificação do registro dos atendimentos por meio do Cartão Nacional de Saúde (CNS), promovendo efetiva coordenação e gestão do cuidado do cidadão, além da possibilidade de compartilhamento de informações com outros serviços de saúde.
“Esse Prontuário mostra ao Ministério da Saúde que os profissionais estão atendendo na atenção básica das 8h às 17h realmente, pois a agenda do médico é apresentada no sistema. Ele veio para agregar, trazer muitos benefícios. Consequentemente, mais recursos”, acrescentou Ana Carolina.
No último dia 15, os enfermeiros receberam as informações em aula ministrada por Janaína Sobral. Ainda há mais uma capacitação prevista, na próxima quinta (22.03), para os dentistas, liderada por Isabela Barros.