Publicado por: Secom, em: 23/04/18 às 18:38Saúde de Olinda promove capacitação sobre pré-natal
Médicos e enfermeiras da rede municipal participaram da qualificação
Por: Julio Cesar Gomes
Com o tema “Eu reconheço sinais de alerta no pré-natal e puerpério”, a Secretaria de Saúde de Olinda promoveu uma oficina de qualificação do pré-natal voltada para profissionais médicos e enfermeiras da rede de Atenção Básica, Especializada e do Hospital Tricentenário. O treinamento foi realizado no auditório da Faculdade de Olinda (FOCCA), Rua do Bonfim, Carmo. A capacitação foi realizada nos últimos dias 19 e 20 de abril.
A iniciativa organizada pela Gerência de Políticas Estratégicas de Olinda, através da Coordenação de Saúde da Mulher, e contou com apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e suporte da equipe do Hospital Albert Einstein.
O evento reuniu o secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro; a representante da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual, Letícia Katz; a gerente das Políticas Estratégicas de Olinda, a enfermeira Roberta Magalhães, bem como a secretária-executiva de Olinda, Zelma Pessoa, e demais profissionais envolvidos.
O secretário Eud Johnson Cordeiro falou sobre a iniciativa do treinamento. “A finalidade é diminuir a incidência de morbimortalidade materna e construir uma atenção materna infantil de forma coletiva”, pontuou. A representante do Estado, Letícia Katz, elogiou o município por ser o primeiro no Estado a realizar o treinamento de qualificação dos profissionais.
A gerente das Políticas Estratégicas, Roberta Magalhães, disse que a capacitação faz relembrar e sensibilizar os profissionais na condução do pré-natal. “É importante no que diz respeito à identificação de fatores de risco que podem ser determinantes nos desfechos da gestação e aumentar a qualidade do acompanhamento”, finalizou.
Cerca de 50 profissionais participaram das atividades. Eles se dividiram em equipes e em temáticas, sendo elas diabetes gestacional (amarelo), sífilis (verde), infecção do trato urinário (laranja), infecção puerperal (preto) e síndromes hemorrágicas (azul). No final, após a discussão, os grupos realizaram uma apresentação geral dos temas em pauta.
“O treinamento tem o intuito da troca de saberes e debates para melhorar a saúde da gestante na cidade”, declarou a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Cleonusia Vasconcelos. A ginecologista e obstetra, Viviane Ferraz, da Policlínica Rio Doce II, falou sobre o treinamento. “Atividade como esta nunca houve durante meu tempo de trabalho aqui em Olinda e isso é de suma importância para a evolução do conhecimento profissional”, revelou.