Publicado por: Secom, em: 04/05/18 às 21:09Abrigos da cidade recebem visita da Coordenação da Saúde do Idoso e do Homem de Olinda
Nesta sexta (4), equipes da Prefeitura de Olinda foram ao Ministério Público para relatar os ajustes necessários para as entidades
Por Pedro Paulo Catonho e Júlio César Gomes
A Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Saúde do Idoso e do Homem, juntamente com a Vigilância Sanitária e Desenvolvimento Social de Olinda realizaram visitas técnicas durante a semana em Instituições de Longa Permanência do Idoso (Ilpi’s) do município. Na tarde desta sexta-feira (04.05), os conselheiros da Prefeitura de Olinda foram até o Ministério Público de Olinda para apresentar os pontos que necessitam de atenção para elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta.
Problemas como falta de credenciamento das instituições, ausência de atividades de recreação para os residentes, necessidade de documentos básicos da entidade, medicação vencida e falta de elementos básicos de higiene foram alguns dos pontos que necessitam de alterações.
A coordenadora da Saúde do Idoso e do Homem, Silvia Bezerra, explica a importância das visitações aos abrigos. “Essa atividade visa avaliar a situação dos residentes nos abrigos e como as Ilpi’s estão prestando os serviços de saúde, pois essas avaliações são de suma importância para verificar as principais carências da instituição e dar o devido suporte”, enfatizou, acrescentando que mesmo sendo filantrópicas, as instituições devem ter a responsabilidade de suprir as necessidades de saúde dos residentes.
Após as visitações, o município providencia o fluxo de suporte ao abrigo, disponibilizando os serviços de saúde da rede aos seus idosos residentes. A meta é verificar a evolução dos prontuários, as prescrições antigas de medicações sem avaliação e análise das consultas psiquiátricas que estão sem o devido acompanhamento.
Sobre o encontro no Ministério Público desta sexta, a promotora de Justiça de Defesa do Idoso de Olinda, Maria Célia Meireles, garantiu que o órgão dará todo respaldo aos pontos destacados após as inspeções. “Estamos aqui para colaborar e que essas normas sejam cumpridas. As instituições precisam ser mais profissionais, as exigências estão pautadas na lei”, destacou.
Na próxima sexta (11), Ministério Público, Prefeitura de Olinda e as instituições vão se reunir, às 14h, para apresentação do Termo de Ajustamento de Conduta para as entidades.