Publicado por: Secom, em: 10/05/18 às 16:17Olinda participa de curso nacional de controle da filariose
Após esse encontro, a Coordenação da filariose em Olinda vai iniciar na última semana de maio a metodologia de Estudo da Avaliação da Transmissão(TAS)
Por Pedro Morais
Uma equipe de zoonoses da Secretaria de Saúde de Olinda participou do Workshop Nacional de estratégias de controle da Filariose no Brasil, evento realizado nas manhãs de terça e quarta-feira (08 e 09.05) no auditório do Hotel Marante, em Boa Viagem. O objetivo do encontro foi alertar e discutir estratégias de eliminação da filariose como problema de saúde pública até 2020.
Participaram do curso representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, de Santa Catarina (Chapecó), Acre, Rondônia, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. Além de Olinda, Pernambuco foi representado por gestores de Recife, Jaboatão e Paulista, municípios envolvidos na luta pelo controle e eliminação da filariose.
Após esse encontro, a Coordenação da filariose em Olinda vai iniciar na última semana de maio a metodologia de Estudo da Avaliação da Transmissão(TAS) da doença. Trata-se de exames em escolares do ensino fundamenta I, primeiro e segundo ano, de escolas em pontos estratégicos para o controle da doença.
Após as férias de agosto a atividade TAS será retomada, desta vez com exames destinados aos alunos das escolas dos bairros do Alto da Conquista, Bondade, Aguazinha, Águas Compridas, Jardim Brasil V e Base Rural.
A secretária executiva da Secretaria de Saúde de Olinda, a médica Zelma Pessôa, destaca outras medidas de controle que serão implantadas pelo município. “O secretário Eud Johnson já articulou uma capacitação destinada aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas sobre Morbidade da Filariose Linfática, que será monitorada pelo Centro Nacional de Referência e Pesquisas Aggeu Magalhães”, avisou.
A coordenadora da filariose em Olinda, Nivia Costa destaca como serão realizados os exames nos alunos. “Em parceria com a Secretaria de Educação e o Programa Saúde na Escola (PSE), os pais receberão um termo de autorização ao exame, um teste rápido que sai o resultado em 10 minutos”, alertou.
A vigilância permanece com os exames da gota espessa, sempre nos horários de 23h à 01da madrugada nos postos fixos instalados no Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil de Peixinhos, Hospital do Tricentenário e Policlínica de São Benedito.