Publicado por: Secom, em: 18/05/18 às 15:32Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado em Olinda com mobilização
Atividades foram promovidas na orla do Bairro Novo
Por: Pedro Morais
Usuários, familiares e profissionais dos Centros de Apoio Psicossocial de Olinda (CAPS) participaram na manhã desta sexta-feira (18.05) de mobilização em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A atividade, que foi celebrada na orla da praia de Bairro Novo, em frente ao antigo Quartel do Exército, teve a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a reforma psiquiátrica, garantia de direitos e inclusão social.
No local, os presentes participaram de atividades aeróbicas, aferição de pressão e de glicose. As equipes de profissionais dos CAPS coordenaram as atividades. A ação contou com a parceria da Secretaria Executiva de Esportes da cidade.
Outro momento de sensibilização acerca do tema foi feito no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Eduardo de Morais, também em Bairro Novo. Técnicos da prefeitura realizaram panfletagem acerca da temática.
O evento contou também com as participações das secretárias executivas de Saúde, Emília Gonzalez e Zelma Pessoa, além da coordenadora da Saúde Mental de Olinda, Gleice Kelly, e o coordenador do CAPS, Flávio Nascimento.
LUTA ANTIMANICOMIAL – A data foi instituída em 1987. A finalidade é viabilizar a reforma psiquiátrica e tratamentos mais humanizados dos pacientes mentais sem que haja exclusão deles no convívio social.