Notícias

Olinda descentraliza teste do Pezinho

Serviço começa a ser disponibilizado em todas as seis policlínicas da cidade

Publicado por: Secom, em: 06/06/18 às 20:03

Por Júlio César Gomes

Em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Atenção Especializada (DAE), iniciou na manhã desta quarta-feira (6.6) o teste do pezinho nas Policlínicas. A primeira unidade especializada a realizar o exame foi a Policlínica da Mulher Sony Santos, localizada na Avenida Presidente Kennedy, que inaugura a primeira das seis novas salas de coleta do exame.

Ressalta-se que o teste do pezinho é gratuito, obrigatório e deve ser realizado no bebê preferencialmente do terceiro ao quinto dia após o nascimento. O exame é realizado com algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido e doenças como hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonuria e fibrose cistica podem ser identificadas precocemente e tratadas adequadamente evitando danos neurológicos e físicos.

O serviço, que é demanda espontânea, já é realizado no Hospital Tricentenário e agora com a descentralização vai ser disponibilizado nas Unidades de Atenção Especializada. O prefeito da cidade, Professor Lupércio; prestigiou o evento juntamente com a secretária interina de Saúde, Emília Gonzalez; a secretária executiva Zelma Pessôa; gerente da Policínica Milena Gonçalves e equipes de coordenações, gerentes de unidades e territórios.

Também marcaram presenças ao evento: a coordenadora da Saúde da Criança, Alessandra Fam; a diretora da DAE, Luciana Galvão; a coordenadora estadual de Triagem Neonatal, Telma Costa e a farmacêutica bioquímica do LACEN, Ieda Coutinho.

Professor Lupércio comentou o início da atividade e a importância da ampliação do serviço. “Inicialmente, abrimos as portas das policlínicas pra contemplar essas mães sem precisar estar aguardando em longo prazo e nem enfrentando filas. Nosso objetivo é ampliar logo em seguida na Base Rural e levar também até a Maternidade Brites de Albuquerque, assim quando for inaugurada,” pontuou.

A coordenadora da Saúde da Criança, Alessandra Fam, comenta o fluxo do processo da Triagem Neonatal. “Estamos iniciando nessa semana na Policlínica da Mulher Sony Santos nas terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h, e em seguida disponibilizaremos o mesmo serviço em todas as outras cinco unidades da cidade”, comentou.

A coordenadora estadual de Triagem Neonatal, Telma Costa, destaca que a ampliação desse serviço na cidade serve de reforço e alertar as mamães a necessidade de realizar o acompanhamento de saúde do bebê periodicamente. “A grande vantagem de a população é ter esse serviço próximo de onde mora, acompanhados a saúde do bebê e podendo assim, em casos que tiverem alteração, realizar o tratamento precoce”, alertou. Após a coleta, os exames são encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), onde são realizados os processos de análise. “Quando a coleta chega na sala de triagem, o resultado sai no prazo de sete a 15 dias úteis e em seguida encaminhado à unidade de saúde”, explicou a representante do LACEN, Ieda Coutinho.

A mãe e moradora do bairro de Rio Doce, Adriana Maria, 25 anos, esteve com seu bebê e se sente agradecida com a disponibilidade de forma mais prática do serviço na cidade. “Estou muito feliz e grata por ter mais facilidade e também todas a mães poderem cuidar melhor do seu bebê” comentou.

Pular para o conteúdo