Notícias

Olinda é o primeiro município a oferecer atendimento 24 horas para as mulheres vítimas de violência

Unidade conta com uma equipe multidisciplinar para acolher o público feminino

Publicado por: Secom, em: 02/09/19 às 14:06

A rede de assistência à mulher está ainda mais fortalecida em Olinda. Nesta segunda-feira (02.09), o prefeito Professor Lupércio entregou as novas instalações do Centro Especializado de Atenção à Mulher Márcia Dangremon, localizado no Bairro Novo. A unidade passou por uma ampla requalificação, promovendo a dignidade e ofertando o apoio necessário as vítimas de violência na cidade. Dentro das ações já executadas pelo município, o grande destaque está na capacidade dobrada de atendimento do CEAM, sendo agora o primeiro de Pernambuco a atender a população 24 horas por dia.

Focado na humanização do serviço, o espaço ganhou dormitórios e refeitório reformados, novas instalações hidráulicas e elétricas e pintura. Uma sala voltada para crianças também foi elaborada. O esforço inclui, ainda, o trabalho de capacitação contínua dos seus profissionais. “É motivo de grande alegria para nós entregarmos este espaço, feito com o trabalho de muitas mãos. A nossa preocupação com as mulheres é reforçada, lembrando que nenhuma violência deve permanecer impune. O que prevalece é o respeito”, ressaltou o prefeito.

A secretária Estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, também participou da solenidade, lembrando as políticas públicas e conquistas de direitos ampliadas em Olinda. De acordo com a coordenadora do centro, Suely Araújo, além de realizar a denúncia, a mulher agredida conta com uma equipe multidisciplinar. O corpo técnico é formado por psicóloga, assistente social, advogada e assistentes educacionais. Os profissionais prestam apoio nos casos de violência doméstica, seja moral, física e/ou sexual.

Para a secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Verônica Brayner, o atendimento 24 horas é uma ação pioneira e extremamente necessária. “A violência não escolhe hora para acontecer e agora estas mulheres terão sempre portas abertas para serem acolhidas e seus agressores denunciados e punidos”, destacou, lembrando outros programas em construção em Olinda, como a Patrulha Maria da Penha.

O Centro Especializado de Atenção à Mulher Márcia Dangremon fica localizado na Rua Maria Ramos, 131, no Bairro Novo, sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. Para ter acesso ao serviço, as mulheres podem comparecer espontaneamente ou serem encaminhadas pelas Varas da Justiça, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou delegacias. Para informações, os telefones são: 0800.281.2008 e 3429.2707.

Texto: Marcílio Albuquerque / Fotos: Alice Mafra

Pular para o conteúdo