Notícias

Vias de Olinda são repaginadas valorizando o meio ambiente

Mudas de várias espécies contemplam corredores e praças públicas

Publicado por: Secom, em: 13/09/19 às 13:52

Jardins ornamentais vêm requalificando as principais vias de Olinda. O trabalho de paisagismo, executado pela Prefeitura, está remodelando e deixando mais coloridos as praças, jardins e canteiros espalhados pela cidade. As equipes de manutenção promovem o plantio de mudas, incluindo flores e peças frutíferas, além da limpeza, desobstrução e o cuidado com a iluminação das áreas. Quem circula pelos locais, seja pedestre ou condutor, já aprova as mudanças.

Na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo, nas imediações do tradicional Clube Atlântico, o novo jardim transformou o canteiro central da via. Os exemplares incluem palmeiras, dracenas, agaves, panamás, jasmins, acácias, entre muitas outras espécies. No trecho também são instalados jarros gregos para deixar o ambiente ainda mais convidativo. “O objetivo é de renovar estes pontos, além de deixar a cidade ainda mais bonita para seus moradores e visitantes”, explica Neide Silva, à frente do projeto na Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A intervenção também pode ser vista no girador que dá acesso à Avenida Presidente Kennedy, uma das principais artérias viárias de Olinda. Por lá, o espaço conta com bancos, mesas e equipamentos para exercícios físicos. A ideia é de promover a melhoria na qualidade de vida, em espaços abertos e gratuitos. A proposta se repete no cruzamento da Avenida José Augusto Moreira com a Carlos de Lima Cavalcante, em Casa Caiada. O jardim trouxe mais beleza para um trecho antes abandonado.

No decorrer das margens do canal, na comunidade do V8, no Varadouro, a medida também está em execução. O local esmo vem ganhando mais vida por meio da vegetação.  Toda a operação é executada por uma equipe de reeducandos, que já atuam no sistema de preservação do município. O projeto também tem como propósito oferecer condições para que os apenados  resgatem a cidadania e se qualifiquem para uma reinserção no mercado de trabalho.

Fotos: Ana Alencar / Texto: Marcílio Albuquerque

 

Pular para o conteúdo