Notícias

Secretaria de Saúde de Olinda promove encontro do comitê contra arboviroses

Ideia do encontro foi discutir formas de combater os mosquitos transmissores de doenças

Publicado por: Secom, em: 17/09/19 às 11:45

Foto: Ana Alencar/ Prefeitura de Olinda

Técnicos que compõem o Comitê Intersetorial de Articulação e Monitoramento das Ações e Mobilização para Prevenção e Controle das Arboviroses apresentaram, nesta terça-feira (17.09), os planos para combate aos mosquitos transmissores de doenças nos anos 2019 e 2020. A reunião foi coordenada pela Secretaria de Saúde de Olinda, e realizada no auditório da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

A finalidade do evento foi dar continuidade às discussões, planejamentos e também elaborar propostas para o controle de doenças como Zika, Dengue e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“É importante discutirmos isso previamente, para estarmos sempre preparados da melhor forma caso alguma epidemia aconteça. Para isso, uma engrenagem entre todas as secretarias é fundamental para o bem de toda população de Olinda, com o objetivo de elaboramos estratégias para combater essas doenças”, disse a secretária-executiva de Atenção e Vigilância em Saúde, Danyella Travassos.

Além dela, apresentaram dados sobre a situação do município o gerente da Vigilância Ambiental de Olinda, José Neto; a gerente de Vigilância Epidemiológica, Priscila Machado; e a  bióloga da Vigilância Ambiental, Diana Santana.

Ainda foram debatidos tópicos como o número de casos de arboviroses no Estado e em Olinda, tipos de vírus que circulam em Pernambuco, municípios com mais tipos de vírus (destaque para Olinda, que não está em estado de emergência, diferentemente da maior parte do Estado), situações que favorecem o surgimento de criadouros e o Plano de Contingência para os anos 2019/2020.

 

Pular para o conteúdo