Notícias

Ruína do Senado vai ser requalificada pela Prefeitura de Olinda

Espaço fica no Sítio Histórico da cidade

Publicado por: Secom, em: 07/11/19 às 13:56

O monumento da Ruína do Senado, na Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo, em Olinda, será restaurado. A ordem de serviço para a intervenção foi assinada na manhã desta quinta-feira (07.11), pelo prefeito Professor Lupércio e contou com a presença de representantes do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. A recuperação custará R$ 30 mil, provenientes do Fundo de Preservação.

A estrutura remanescente do que foi a primeira Casa Legislativa do Brasil receberá um trabalho de recuperação, limpeza e conservação. Ainda haverá o escoramento emergencial e estabilização dos espaços entre as pedras existentes, além do preenchimento de fendas e revestimento das fachadas. Atualmente, o monumento sofre com constantes ações de vandalismo e apresenta fissuras. As obras serão iniciadas imediatamente e estão previstas para serem concluídas em 90 dias.

O secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, afirmou que embora o valor da obra seja singelo, frente a outras obras de manutenção pública, a requalificação tem grande significado. “O povo de Olinda é vanguardista, libertário, tem essa vocação natural por não aceitar nada imposto de goela abaixo. Então esse espaço das Ruínas do Senado é de reflexão para nosso povo”, discursou.

A assinatura da ordem de serviço foi realizada às vésperas do aniversário de 309 do primeiro Grito da República, celebrado no dia 10 de novembro. A obra de requalificação das Ruínas do Senado será realizada pelo Estúdio Salazar, empresa especializada em recuperações históricas.  A intervenção inclui também a realização de Ficha de Identificação de Danos, produção e fixação de material explicativo junto ao canteiro de obras e a apresentação de relatórios fotográficos e descritivos.

O prefeito Professor Lupércio ressaltou a importância da história da Ruína do Senado para cidade de Olinda. “É costume da nossa gestão acompanhar de perto as obras, então sinto que tenho obrigação de seguir observando o que será feito aqui. Sou muito simpático ao aprendizado da história e acho que esse tipo de conhecimento sobre a nossa cidade deve ser reforçado na rede municipal,  para as nossas crianças entenderem como funciona e como já funcionou toda essa parte do Sitio Histórico”, comentou o prefeito.

Pular para o conteúdo