Publicado por: Secom, em: 02/01/20 às 18:08Queima da Lapinha encerra ciclo natalino em Olinda, neste domingo
Programação vai contar com apresentação de pastoril
Uma das mais antigas manifestações culturais encerra, neste domingo (05.01), véspera do Dia de Reis, os festejos natalinos em Olinda. A Queima da Lapinha terá início às 18h30, com a saída de um cortejo da Rua Alto do Sarapião, no bairro do Amaro Branco, em direção à Praça do Carmo. Durante a caminhada, que seguirá pelas principais ruas e avenidas da cidade, as crianças que carregam a Lapinha (presépio) serão acompanhadas pelo Pastoril Estrela de Belém.
No local, haverá uma apresentação ao som dos cânticos e, em seguida, a Lapinha é queimada. O público terá a oportunidade de lançar pequenos pedaços de papel com pedidos que, segundo a tradição, são levados para Deus junto com a fumaça da Lapinha. O Pastoril Estrela de Belém foi criado há mais 70 anos e hoje tem como responsável a Mestra Ana Lúcia Nunes, que cuida minuciosamente da formação de mais de 30 meninas que compõem o atual grupo dos cordões azul e encarnado.
De acordo com o coordenador da festa, Alexandre Spain, a programação contará, ainda, com o tradicional boi de Natal, os brincantes do Bumba Meu Boi e uma companhia de passistas. A festa popular do Reisado foi introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial. Nos festejos, os grupos cantam os chamados Ternos, acrescentando às cantorias cenas baseadas em um enredo sobre o nascimento de Jesus e homenagens aos Três Reis Magos. Uma das principais características do Reisado são os trajes usados pelos participantes roupas muito coloridas, chapéus, fitas e pandeiro.