Notícias

Óculos podem ajudar na proteção contra o coronavírus

Infectologista de Olinda, Gabriel Serrano, fala sobre a visão

Publicado por: Secom, em: 12/05/20 às 16:05

Segundo novo relatório disponibilizado pela John Hopkins University School of Medicine, os olhos – e a região ao redor deles – podem ser uma grande porta de entrada para o novo coronavírus ao nosso organismo.

De acordo com o infectologista de Olinda, Gabriel Serrano, o simples fato de utilizar óculos ajuda no combate à doença.

“Os óculos podem proteger contra o vírus. Imagine uma ventania na praia: uma pessoa sem óculos terá o grão de areia direto em seus olhos. Já com o objeto, a areia para na lente. Mesma coisa com as gotículas transmissoras do vírus. Porém, é sempre bom lembrar de higienizar os óculos após se expor ao ambiente”, destacou Serrano.

Os cientistas concluiram que nossas lágrimas podem ser uma grande forma de transmissão da doença para superfícies e/ou outras pessoas, dependendo da onde a pessoa infectada está chorando.

“A lágrima é uma secreção, da mesma forma em que as gotículas da saliva, da fala e da respiração também podem transmitir a doença. Então o uso da máscara é fundamental e devemos evitar colocar as mãos nos olhos. No caso de chorar, secar as lágrimas com as mãos e tocar outra pessoa, isso já seria suficiente para transmitir o vírus”, acrescentou o médico.

Pular para o conteúdo