Publicado por: Secom, em: 09/06/20 às 13:13Reabilitação motora-respiratória é tema de capacitação remota para profissionais de Olinda
Equipe vai ser preparada para atender pessoas sequeladas pela Covid-19
Por Pedro Morais
Prestar assistência aos pacientes submetidos a internação hospitalar e que ficaram com alguma dificuldade motora-respiratória por conta da Covid-19. Esse é o objetivo da Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Saúde, que nesta terça-feira (09) iniciou capacitação ministrada pela fisioterapeuta mestranda e especialista em terapia intensiva adulto e pediatria, Camila Matias de forma remota para fortalecer a atuação dos profissionais da rede de saúde.
O objetivo do treinamento é fortalecer e capacitar as equipes do Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Núcleos de Fisioterapia de Ouro Preto e Águas Compridas. O treinamento versou acerca de reabilitação respiratória para pneumonia por Covid-19 em adultos. Na próxima terça-feira (16.06), a equipe irá discutir sobre reabilitação respiratória para pneumonia por Covid-19 em crianças.
Posteriormente, a Secretaria de Saúde da cidade irá disponibilizar um serviço na área de recuperação de sequelados pelo Novo Coronavírus. O atendimento será realizado por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros, que terão como objetivo principal favorecer a reabilitação física-motora e psicossocial destes pacientes.
As capacitações, realizadas de forma remota, via aplicativo de internet, conta com a equipe formada pela coordenadora do programa, Roseli Chaves; e a equipé técnica composta por Carmem Cavalcanti, Inês Tenório e Mário Santana.