Notícias

Oficinas da rede de ensino de Olinda se adaptam ao mundo virtual

Projetos online são desafios para os alunos do município

Publicado por: Secom, em: 08/07/20 às 15:23

Por conta da pandemia e da proibição de aulas presenciais nas escolas, educadores da rede municipal de Olinda encontraram novos caminhos para ensinar e manter os alunos motivados e se desenvolvendo. Uma das iniciativas é a Oficina de Mídias em Educação, ministrada pelo professor de Geografia e Mídias Edvaldo Cavalcante, da Escola Municipal de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, em Amaro Branco.

A oficina intitulada “Diário da Pandemia” surgiu nesse contexto de isolamento como uma adaptação do projeto inicial de mídias. A proposta é que os estudantes produzam vídeos de um minuto relatando suas rotinas de estudos neste período de aulas remotas. Os primeiros estão disponíveis no blog e no canal do YouTube da escola, que podem ser acessados em https://blogdosagradodeolinda.blogspot.com e no canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOYC48RUTk_gjbifY_MRTww.

Além dos depoimentos dos estudantes, alguns pais enviaram vídeos relatando como ajudam os filhos nesse período de isolamento. O blog e o canal fazem parte das oficinas de mídias que foram criados para divulgar todos os trabalhos desenvolvidos
pedagogicamente pela escola.

De acordo com o professor Edvaldo Cavalcante, a experiência tem sido bastante positiva. A adesão dos pais e filhos de serem multiplicadores boas ações são notórias. Mais de 20 vídeos foram recebidos por estudantes do 6º ao 9º anos logo no início da oficina. “O Diário da Pandemia foi repaginado como complemento de carga-horária e com a chegada repentina da pandemia e, consequentemente, do isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas e o projeto da produção de vídeos temáticos foi temporariamente pausado. E em casa, cada um contando, gravando o seu Diário,
a oficina nos surpreendeu”, contou o professor Edvaldo.

Videos for Change – Depois do Diário da Pandemia, os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Coração de Jesus darão uma pausa para começar a se dedicar ao próximo projeto. Desta vez, o desafio será maior: desenvolver habilidades de ativismo social e oferecer a eles uma plataforma global para ampliar sua mensagem. Os estudantes terão a oportunidade em fazer vídeos de um minuto sobre problemas que os afetam e os interessam.

Desde 2019, o Videos for Change, através da Viven, uma organização sem fins lucrativos criada com a missão de fomentar a educação para a cidadania nas escolas públicas e privadas, ligadas a educação em todo o Brasil.

Pular para o conteúdo