Publicado por: Secom, em: 09/07/20 às 14:35Olinda faz retorno gradativo dos serviços de saúde
Medidas preventivas foram adotadas para garantir segurança dos profissionais e usuários
Por Pedro Morais
A Secretaria de Saúde de Olinda está retomando os serviços presenciais, gradativamente, dos atendimentos nas unidades de atenção básica e especializada. Dentro dessa nova postura de consultas, todas as medidas de prevenção ao Novo Coronavírus vêm sendo adotadas para garantir a segurança de profissionais e usuários, sobretudo no cumprimento dos protocolos de distanciamento social e higienização na contenção da curva de disseminação da Covid-19.
Durante o período crítico de pandemia, consultas que não podiam sofrer adiamentos como pré-natal e vacinação foram mantidas, bem como triagem dos pacientes para atender os casos leves da COVID-19. Hoje, o protocolo sugere ao cidadão procurar a unidade em que é cadastrado ou entrar em contato com seu Agente Comunitário de Saúde para agendamento de consulta.
Com relação aos atendimentos do serviço de saúde bucal, a Coordenação de Saúde Bucal mantém a oferta só em casos de urgência e emergência no Hospital Tricentenário e no Centro de Especialidade Odontológica da Policlínica Barros Barreto, no Carmo. Na próxima semana, a coordenação prevê a reabertura estratégica de cinco unidades de saúde para atender à população, adotando os protocolos exigidos pelo Conselho de Odontologia.
Nas unidades especializadas da rede (Policlínicas), durante o período de pico da pandemia, o atendimento era limitado a clínica, pré-natal, vacinas e teste do pezinho. Agora, com o novo modelo de retomada, além dos atendimentos anteriores, contará com o acréscimo de algumas especialidades como dermatologia, reumatologia, psiquiatria infantil e neurologia.
Capacitação
Para retomar alguns serviços nas unidades, a Diretoria de Atenção Básica – DAB promoveu uma capacitação aos servidores da rede de saúde de Olinda. A retomada gradativa visa garantir o cumprimento das normas técnicas preventivas de todos os serviços assistenciais.
A capacitação foi ministrada pelos gerentes de territórios da DAB para estabelecer medidas preventivas dos protocolos de distanciamento social e higienização, visando à contenção da curva de disseminação da Covid-19, possibilitando garantir segurança aos pacientes e profissionais.
O treinamento estabeleceu medidas de organização dos fluxos dos processos internos de trabalho, ampliando a retomada dos serviços assistenciais eletivos como pré-natal, puerperal, puericultura, citologia oncótica, consultas de rotina, testagem rápida e visitas domiciliares.