Publicado por: Alice Mafra, em: 03/03/21 às 10:58Apesar de ser o município que mais teve incidência de chuvas, Olinda não contabilizou registros graves
Nesse período, foram realizadas colocação de lonas, remoções de árvores e foram monitoradas as barreiras da cidade
Durante o último fim de semana, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu três notas prevendo grande fluxo de chuvas nos dias seguintes. Nesta segunda-feira 01/03, em nota, a APAC informou que o município de Olinda foi o que mais teve incidência de chuvas, contabilizando em 96 horas 180 mm.
Nesse período, foram realizadas 158 solicitações de colocação de lonas, dez remoções de árvores e foram monitoradas as barreiras da cidade. Não houve nenhum registro de vítimas nesse período.
As equipes de Defesa Civil Municipal também estiveram à disposição para limpeza dos descartes irregulares trazidos pela chuva e retirada de lixo verticalizado. Foram 60 funcionários, entre eles reeducandos, trabalhando intensamente nos morros da cidade, minimizando os riscos e suas consequências.
Além disso, o foco da Defesa Civil de Olinda é deixar as comunidades mais fortes e preparadas para entender os riscos das ações irregulares no período chuvoso. Entre as ações, orientar sobre o descarte irregular de lixo, coibir a plantação de árvores como, por exemplo, bananeiras e assim, corrigir em tempo de diminuir os danos possíveis.