Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 14/04/21 às 19:55Saúde de Olinda participa de debate remoto sobre psicologia da criança
O encontro foi promovido pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda
Por: Pedro Morais
Dando sequência ao evento remoto promovido pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), que trouxe como tema O Compromisso da Psicologia com o Tempo da Infância, representantes da Secretaria de Saúde de Olinda participaram, nesta quarta-feira (14.04), da programação transmitida pelo Google Meet, que também contou com a participação de alunos e professores da unidade superior de ensino.
Representando a Coordenação da Saúde Mental de Olinda, a psicóloga Eliane Farias, debateu sobre a temática Crianças em Tempo de Pandemia: Uma Atenção Necessária. Especialista em psicologia clínica e em saúde pública, a psicóloga abordou questões voltadas à ansiedade, medo e sentimentos apresentados pelas crianças durante a pandemia.
A palestra pontuou, principalmente, o momento em que as crianças encontram-se há muito tempo fora do ambiente escolar, assistindo às aulas de forma online. Foram abordados, ainda, acontecimentos que refletem e mexem com o comportamento dos menores, como por exemplo, pessoas da família perderam o emprego, notícias de parentes hospitalizadas ou até que morreram durante este período crítico.
Foram dadas orientações aos pais para saber lidar com alguns sintomas apresentados, como o medo. Especialistas indicaram, ainda, que os pais saiam com a criança do ambiente da casa, cumprindo todas as medidas do protocolo de convivência com a Covid-19 e obedecendo as faixas etárias.
Os profissionais reafirmaram que é preciso acolher e escutar tudo o que a criança está expressando. Considerar também um estresse denominado parental, que é o reflexo da reação dos pais por diversos motivos e que a pandemia é uma situação de excepcionalidade. Nesse caso, é importante colher e escutar também os pais.
Foram abordados ainda os cuidados com as crianças com deficiência. Elas precisam utilizar a linguagem de entendimento, como de áudio, libras e de outros projetos terapêuticos singulares, bem como a qualificação profissional dos técnicos de referência dentro dos serviços de saúde mental que vão acolher essas crianças.
A psicóloga Eliane Farias deu dicas importantes de como reduzir o estresse durante o tempo de isolamento. “Uma das atitudes que a família pode planejar para a criança a diminuir o estresse na pandemia, é cuidar da rotina dela, como determinar a hora de acordar, estudar, fazer as refeições, brincar e descanso. Isso estabelece um regime de responsabilidade”, frisou.
A psicóloga ainda acrescentou que ter ferramentas de plataformas online neste momento de distanciamento social, passa a ser fundamental para dar suporte a essas crianças.
O evento remoto, que teve início na terça (13.04), terminou na noite desta quarta-feira e contou com a participação de profissionais especializados no assunto, que abordaram temas como Erradicação do Trabalho Infantil; Autismo: o luto materno do filho idealizado; A criança hiperativa; Onde estão as crianças e Recortes da Clínica Psicológica com crianças.