Publicado por: Alice Mafra, em: 23/06/21 às 8:56Agentes de endemias da Vigilância Ambiental de Olinda fazem mutirão nos bairros de Jardim Fragoso e Jardim Atlântico
Outras equipes de ACEs visitaram três cemitérios para colocação de armadilhas contra o Aedes aegypti
O mutirão de enfrentamento às arboviroses foi realizado nos bairros de Jardim Fragoso e Jardim Atlântico. Os Agentes de Controle de Endemias da Vigilância Ambiental de Olinda fizeram mais uma atividade educativa, preventiva e de eliminação dos mosquitos Aedes aegypti nessa terça-feira (22). Durante a inspeção, os ACEs visitaram 1.500 residências onde aplicaram larvicidas nos locais com suspeitas de focos do mosquito, no intuito de eliminar a fonte de proliferação do agente transmissor das doenças.
Na segunda-feira (21), os Agentes estiveram no bairro de Amaro Branco, onde realizaram 720 visitas na localidade.
OVITRAMPAS
Outra equipe da Vigilância Ambiental de Olinda esteve realizando atividade de colocação de armadilhas (ovitrampas) em três cemitérios do município, em Guadalupe, Águas Compridas e São Francisco (Sítio Histórico).
As ovitrampas têm o objetivo de simular um ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti. A armadilha consiste em um vaso de planta preto, que é preenchido com água e larvicida, atraindo o mosquito. Dentro do vaso é colocada uma palheta de madeira, que atrai a fêmea do mosquito Aedes pra colocar os ovos.
Após 15 dias, a equipe retorna ao local para retirar as paletas e trocar por outras. A paleta é levada para o laboratório para análise.