Publicado por: Redação Secom, em: 26/07/21 às 10:55Servidores de Olinda se qualificam no combate à violência contra a mulher
Integrantes da Guarda Municipal e SDSCDH recebem informações de delegados da Polícia Civil de Pernambuco
Servidores da Guarda Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH) de Olinda participaram de uma qualificação tendo como tema a violência contra a mulher, ministrada pelos delegados da Polícia Civil de Pernambuco, Frederico Marcelo e Osias Tibúrcio (titular da Delegacia de Rio Doce).
O encontro abordou aspectos legais e sociológicos desse tipo de crime, que envolve uma série de fatores culturais e de injustificada minimização do problema. A pandemia, que impôs um isolamento maior, fez aumentar os casos de violência doméstica e familiar.
Em Olinda, o prefeito, Professor Lupércio, sancionou lei criando a Patrulha Maria da Penha, com a finalidade de aumentar a proteção às mulheres com medidas protetivas. “A partir do momento que os Guardas Municipais e servidores da SDSCDH estiverem capacitados para atuação integrada e com a supervisão da Justiça, a patrulha será implementada para atender as mulheres olindenses”, enfatizou o secretário de Segurança Cidadã de Olinda, Coronel Pereira Neto, .
Estiveram presentes à abertura, além dos palestrantes e do Coronel Pereira Neto, a secretária da SDSCDH, Lívia Álvaro, a secretária Executiva da Mulher, Verônica Brayner; O secretário executivo de Segurança Cidadã, Guilherme Cabral; e o Chefe de Gestão e Articulação da Guarda Civil Municipal de Olinda, Abimael Simplício.