Notícias

Estudantes de Olinda passam por Avaliação de Fluência em Leitura

Ao todo, 3.200 alunos da rede municipal participaram do exame

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 01/09/21 às 15:25

Por: Pattricia Viviane

Para aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental no processo de aprendizagem da língua portuguesa, alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos, a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda topou o desafio ao participar, em plena pandemia, do Programa de Avaliação da Fluência em Leitura. A iniciativa é promovida pelo Programa Nacional de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC/ CAED) e acontece a cada dois anos.  

A avaliação, que começou no dia 20 de agosto, chegou ao seu término nesta quarta-feira, 1.° de setembro. A rede municipal de ensino conseguiu que 3.200 estudantes participassem da avaliação, que exigiu a leitura de palavras e textos com tempo limite e a gravação em áudio diretamente na plataforma CAEd, sob a  orientação dos professores.

Das 56 unidades de ensino da rede participantes, 35% das escolas obtiveram 100% de presença de estudantes em sala de aula para a realização da prova. “Ao participar dessa avaliação nacional, Olinda se destaca no processo de alfabetização que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com ênfase ao ritmo de cada estudante. Vendo que é necessário, depois de um ano e meio de ensino remoto, a volta das aulas presenciais que estará acontecendo de maneira gradual e segura, com o objetivo de focar no processo de letramento dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

Para o coordenador municipal de Avaliação, Wildson Cruz,  o bom resultado se deve ao empenho da gestão, dos professores envolvidos, dos pais e estudantes que compareceram. “Nosso sentimento é de satisfação e de gratidão pelo empenho de toda a comunidade escolar que cumpriu o calendário sabendo que é uma avaliação nacional, em um momento tão importante para a criança que é a aprendizagem da leitura”, concluiu.  

A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Nessa avaliação, as escolas da rede municipal de Olinda obedeceram aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Pular para o conteúdo