Notícias

Bicas Centenárias de Olinda passam por conservação

Trabalho é realizado pelos reeducandos da Secretaria de Patrimônio

Publicado por: Alice Mafra, em: 10/09/21 às 11:58

As bicas de Olinda fazem parte da memória afetiva. Elas contam grande parte da história da cidade. Com os nomes de Bica de São Pedro, do Rosário e dos Quatro Cantos são peças centenárias e tombadas. Os seus registros são do início do século XVI. Para continuar mantendo esses espaços conservados, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, realiza intervenções semanais de manutenção nos equipamentos. O trabalho é realizado pelos reeducandos do município.

Em 2018, após 15 anos sem serviços de requalificação, o patrimônio foi restaurado e entregue novamente à população. Na ação foram revitalizadas as áreas frontais e pisos, além da instalação de uma nova iluminação e a colocação de filtros para tratamento da água. Desde então, elas se mantêm da mesma forma.

A Prefeitura também conta com apoio da população local e dos visitantes. É preciso conscientização das pessoas para não pichar, jogar lixo e manter sempre o ambiente organizado como foi entregue.

O trabalho dos apenados é indispensável na cidade. Eles atuam em diversas áreas melhorando o bem-estar dos olindenses e do município, além de colaborar com a ressocialização. Eles recebem treinamento técnico, o que potencializa a inserção futura no mercado de trabalho.

Pular para o conteúdo