Notícias

Quadros de Tereza Costa Rêgo que fazem parte do acervo de Olinda integram exposição

Mostra estará no Museu do Estado de Pernambuco até o mês de março

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 18/01/22 às 19:21

Duas obras da artista, Tereza Costa Rêgo, que fazem parte do acervo do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, foram cedidas por empréstimo ao Museu do Estado de Pernambuco para exposição Viva Tereza -Tereza Viva, que acontece no Espaço Cultural Cícero Dias, no próprio museu. A mostra será aberta à visitação na quinta-feira (20.01), às 19h, e segue até 27 de março. No mesmo evento, será lançado ainda o livro de arte A Liberdade em Vermelho, com textos de vários autores e obras das diversas fases da pintora modernista.

Os quadros da coleção de Olinda são de tinta acrílica sobre madeira e levam os títulos de: Cio dos Gatos na Rua do Amparo, de 1984; e a Procissão do Senhor Morto, de 1992. A Secretaria Executiva de Patrimônio de Olinda tratou, cuidadosamente, da transferência temporária dessas obras com a curadoria da exposição, que está sendo assinada pelo crítico de arte, Marcus Lontra, e o jornalista e escritor Bruno Albertin.

Albertin, que sempre esteve próximo a Tereza Costa Rêgo, revelou que esta exposição está sendo pensada há alguns anos, antes mesmo de a artista falecer, em 2020. A artista morou e instalou seu ateliê na Rua do Amparo, no Sítio Histórico de Olinda. Ela morreu decorrente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 91 anos.

 

Pular para o conteúdo