Publicado por: Redação Secom, em: 18/03/22 às 11:14Educação e Mobilidade Urbana de Olinda alertam sobre riscos do cerol
Prática é utilizada na brincadeira de pipas e coloca em risco quem passa pelas ruas
Com informações de Aline Beltrão
A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Educação, dentro do Programa SMOB Educacional, realizaram, na manhã desta sexta (18.03), uma ação educativa em parceria com o Detran-PE, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Pernambuco e revendedoras de motocicletas para alertar sobre os riscos das linhas de cerol para motociclistas.
Uma série de três atividades foi realizada com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Professora Norma Coelho – CAIC, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, onde foram destacados os perigos da utilização de linhas cortantes. Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa acerca de acidentes com linha contendo cerol envolvendo motociclistas, 42% com morte.
Quando entram em contato com esses condutores em maiores velocidades, as linhas com cerol podem fazer cortes profundos mortais caso ocorram no pescoço, parte do corpo geralmente mais desprotegida. Além do perigo físico, os alunos também tiveram conhecimento que, mesmo que atinjam outras áreas menos vitais do corpo, esse tipo de pipa pode causar também acidentes ao desequilibrar motociclistas em ruas e rodovias, causando acidentes e colisões.